Notícias

Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado em ação ecológica

Evento teve contação de histórias e plantio de sementes


10/06/2022 - Edição 2097

Coletivo Casa Frida fez apresentação artística para as crianças no bosque
Coletivo Casa Frida fez apresentação artística para as crianças no bosque

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi celebrado na Ilha do Governador com um evento ecológico coordenado por voluntários e instituições sociais e que reuniu dezenas de crianças no Corredor Esportivo, no Moneró. A ação teve como objetivo a conscientização por meio de diversas atividades com os jovens. 

O evento realizado no domingo (5) pela manhã foi coordenado por Hilário Fidélis, de 77 anos, que cuida há duas décadas do bosque no Corredor Esportivo e contou com a parceria do coletivo Casa Frida, do projeto Espaço Zen, dos grupos Patinhas da Ilha e Candinho & Cia, além dos insulanos Roberto Macchiute e Evilásio Carneiro. Ao longo do dia foram realizadas contações de histórias infantis associadas com o tema da ecologia, uma aula de yoga e por fim o plantio de sementes de íris e girassol no Bosque do Seu Hilário. 

— O grande objetivo desde o princípio foi de mobilizar a criançada e mostrar para todas elas que preservar a natureza é um direito e um dever de todo mundo. E foi muito encantador ver todas elas participando, plantando as sementes e entendendo a importância de contribuir para a natureza. Foi uma felicidade enorme para mim — afirma o Seu Hilário. 

Evilásio contou a história da "Rebeca Ovilha"

Evilásio Carneiro, um insulano que se notabilizou por ter adotado uma ovelha negra durante a pandemia, trouxe a história da “Rebeca Ovilha” e proporcionou um dos momentos de maior empolgação entre as crianças com a interação da ovelha com os presentes. Evilásio destacou que a ação em conjunto com outros voluntários foi fundamental para o sucesso do evento.

— Para o meio ambiente é muito importante a gente dar as mãos. Essa ligação é muito importante porque a gente atinge mais pessoas e assim temos a chance de poder mudar o mundo, mesmo que com ações simples. O coletivo faz a diferença — conta Evilásio. 

O evento foi encerrado com outra contação de história e uma apresentação musical promovida pela Casa Frida. Para Nilmara Costa, o ponto fundamental da ação foi despertar a consciência nas crianças e o entendimento de como elas podem contribuir para o bem da natureza. 

— É importante fazer uma sensibilização sobre o meio ambiente de forma que elas entendam que fazem parte daquilo, pois o grande problema é que as pessoas olham como se não estivessem inseridas nesse meio. No momento que você percebe que faz parte da natureza, você se mobiliza para preservar. E nosso objetivo é trazer esse novo olhar para as novas gerações — explica Nilmara.