Notícias

Desenhista cria quadrinhos sobre a Z-10

Jonathan Cardoso ilustra as histórias da rotina na colônia de pescadores


16/04/2021 - Edição 2037

O jovem desenhista exibe algumas de suas produções artísticas com orgulho
O jovem desenhista exibe algumas de suas produções artísticas com orgulho

O desenhista Jonathan Cardoso, de 19 anos, está produzindo uma história em quadrinhos sobre a Colônia Z-10, em homenagem aos cem anos da região, reconhecida como a primeira colônia de pescadores do Brasil. No quadrinho, o jovem artista retrata a história do local e suas peculiaridades.

A iniciativa vem de uma parceria com a Associação de Pescadores da Colônia Z-10 e a ONG alemã One Earth – One Ocean (OEOO), que atua na região em projetos de educação ambiental e recuperação da Baía de Guanabara. Além disso, o desenhista conta com a ajuda do poeta Alexandre Lima para a curadoria do enredo.

Na história, Jonathan ilustra paisagens clássicas da Colônia, como a ponte, o manguezal, a vista para a Baía de Guanabara, além de destacar a história de algumas personalidades da região, como os pescadores Thiago Caiçara e Wilson Rodrigues, o Fakir. A história é narrada pela ótica da personagem “Graça, a Garça”, animal que é símbolo da região, testemunha de todas as mudanças ocorridas no local no século.

Z-10 na visão de Jonathan

Jonathan conta que a ideia de produzir uma história em quadrinhos veio após uma conversa com Fakir, que também é da Associação de Pescadores da Colônia Z-10. ocasião em que o jovem contou que havia participado de trabalhos artísticos da pintura de muros na localidade, em parceria com artista Jimmy Overarte.

— Após o último trabalho que fiz, conversei com o pessoal da associação e pensei: a Colônia Z-10 tem muitas histórias bacanas, mas não tem nenhum quadrinho que fale sobre elas. Por que não fazer um quadrinho sobre a Colônia? Seria uma forma de valorizar essas histórias — explica Jonathan.

Ao todo, Jonathan deseja lançar três volumes da história da Colônia em quadrinhos e já tem o primeiro finalizado, aguardando o aval para ser publicado. Enquanto isso, trabalha na elaboração dos outros volumes e já planeja algumas novidades.

— Estou pensando na possibilidade de inserir na história os personagens do “Siri na Lata”, um projeto antigo que existia na Colônia Z-10, para encontrar a Graça. Seria bacana, pois chamaria a atenção para a questão ambiental na Colônia e também seria mais um atrativo para que o quadrinho possa ser usado de maneira educativa. É um assunto muito importante e que precisa ser colocado em pauta, sobretudo para as crianças que vão ler o meu material — diz Jonathan, orgulhoso pelo projeto.