Notícias

Denise é empossada reitora da UFRJ

Médica e professora, insulana é a primeira mulher no cargo


12/07/2019 - Edição 1945

A reitora Denise Carvalho assumiu com grandes desafios a universidade federal // Foto: Diogo Vasconcellos (Coordcom/UFRJ)
A reitora Denise Carvalho assumiu com grandes desafios a universidade federal // Foto: Diogo Vasconcellos (Coordcom/UFRJ)

Em cerimônia realizada na manhã da segunda-feira (8), no Centro de Tecnologia, na Cidade Universitária da Ilha do Fundão, a professora e médica Denise Pires de Carvalho assumiu o cargo de reitora de Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ela conquistou o direito de administrar a maior universidade do país, após vencer o primeiro turno da consulta à comunidade acadêmica com 9.427 votos e ter a indicação confirmada pelo presidente Jair Bolsonaro.

Prestes a completar 100 anos de existência, esta é a primeira vez que uma mulher alcança o cargo máximo da UFRJ. Um marco histórico para a universidade que está na vanguarda na educação superior brasileira e ocupa posição de liderança no cenário latino-americano. Ao lado do vice-reitor, o professor Carlos Frederico, Denise Pires terá grandes desafios pela frente, como a busca pelo equilíbrio orçamentário e os contingenciamentos recentes anunciados pelo Governo Federal, além da reconstrução do Museu Nacional, que pegou fogo em setembro de 2018.

O vice-reitor, Carlos Frederico Rocha

— Os desafios mostram-se imensos, mas imensos também são a minha coragem e o meu otimismo para enfrentá-los. Entendo que o maior desafio será manter o caráter publico e inclusivo da primeira universidade a existir no Brasil. E o melhor caminho para alcançarmos esse sucesso é diminuir as desigualdades que afligem o nosso pais e que impedem o avanço — destaca Denise, que garantiu trabalhar por uma universidade fora das bolhas e que seja acolhedora às pessoas e à pluralidade de pensamentos.

A posse de Denise já havia acontecido na terça (2), na sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília, com a presença do Ministro da Educação, Abraham Weintraub. O evento desta semana foi a oportunidade para a nova reitora, que fica à frente da UFRJ até 2023, falar para a comunidade acadêmica e anunciar os profissionais que vão fazer parte da sua gestão e comandarão as pró-reitorias. Para a prefeitura da Cidade Universitária, responsável por cuidar da infraestrutura dos campis, Denise indicou Marcos Maldonado.