Notícias

Degase inaugura primeiro Salão Escola

Primeira Dama do Estado esteve na inauguração da unidade


27/05/2022 - Edição 2095

Internas agora podem realizar cursos profissionalizantes dentro da unidade
Internas agora podem realizar cursos profissionalizantes dentro da unidade

O Departamento Geral de Ações Socioeducativas do Estado do Rio de Janeiro (Degase), órgão vinculado à Secretária de Estado de Educação (Seeduc), com sede no Galeão, inaugurou o primeiro Salão Escola, localizado dentro da unidade feminina de internação e internação provisória, cujo objetivo é oferecer formação profissionalizantes na área da beleza e estética, através de cursos de cabelereiro, trancista, barbeiro, maquiagem, manicure e pedicure, sobrancelha e cílios, para as detentas.  

O espaço, localizado no Centro de Socioeducação Professor Antonio Carlos Gomes da Costa (Cense PACGC) foi totalmente construído e estruturado pelo Degase como forma de oportunizar uma carreira profissional as mulheres, após cumprimento das medidas socioeducativas. A primeira-dama do Estado e presidente de honra do RioSolidário, Analine Castro, esteve presente na inauguração e comentou sobre este projeto, que se torna pioneiro na unidade da Ilha.  

— Estar aqui hoje me surpreendeu muito. Essa é mais uma grande oportunidade de vida para as meninas que cumprem medidas socioeducativas saírem daqui transformadas e seguir para um outro caminho. Todas elas podem ter um futuro muito melhor — declarou a esposa do governador, Cláudio Castro.  

A socioeducanda T.A, de 17 anos, vibrou ao entrar no espaço. “Minha mãe é Cabeleireira e sempre lutou para que eu trabalhasse com ela. Escolhi o lado errado, mas agora sinto que essa é a minha chance de fazer tudo diferente e me jogar nessa oportunidade para quando sair daqui, ajudar a minha mãe e quem sabe realizar o sonho dela em abrir seu salão próprio”, revelou. 

O Salão Escola da unidade feminina foi totalmente estruturado com equipamentos e mobiliário específico para a execução dos cursos e oficinas, tais como espelhos, lavatórios, estufa, material de manicure, secadores e diversas outras especialidades na área de beleza. Para o diretor-geral do Degase, Victor Poubel, o objetivo do Departamento ao investir em um espaço como o Salão Escola é atender, ao mesmo tempo, uma demanda interna da unidade feminina e do mercado da área da beleza e estética, que cresce cada vez mais e procura profissionais especializados. 

— Nossa busca é para que, efetivamente, todos os jovens que passarem pelo Degase descubram seus potenciais, estudem e se profissionalizem. Ao sair daqui, queremos que eles tenham uma nova perspectiva de vida e as ferramentas necessárias para reconstruírem suas trajetórias — finalizou Poubel.