Notícias

Dalã Calon lança livro infantojuvenil

Escritor insulano relata a fantasia das crianças aliada às lendas da cultura nacional


04/11/2022 - Edição 2118

Dalã explorou elementos do folclore brasileiro para enriquecer as histórias
Dalã explorou elementos do folclore brasileiro para enriquecer as histórias

O universo infantojuvenil é um terreno bastante fértil de se explorar por artistas que procuram criar histórias interessantes para esse público. Foi com esse objetivo que o escritor insulano Dalã Calon lançou o livro “O Caipora de Guapimirim”, uma história que alia a fantasia com a cultura nacional. 

Dalã conta que começou a escrever aos 12 anos de idade, quando estava ainda na escola. Ele lembra que foi durante uma aula de redação escola quando notou sua a habilidade da escrita, devido a um exercício da professora que pediu aos alunos que escrevessem um texto baseado em alguma obra de Monteiro Lobato. 

— Quando eu terminei o texto e fui apresentá-lo, a professora pediu para a turma “uma salva de palmas para o escritor”. Na hora fiquei sem entender, e disse que não podia ser escritor pois não tinha formação. Foi aí que ela me respondeu que escritor não é quem tem a formação, e sim quem consegue transmitir seus sentimentos na escrita — relembra. 

E foi a partir desse texto que Dalã passou a investir no universo da literatura. Ele revela que a redação feita aos 12 anos de idade serviu de inspiração para a sua obra mais recente. “O Caipora de Guapimirim” é um livro que conta a história de um menino insulano e que foi morar com a avó em Guapimirim e vive uma série de aventuras que remetem inclusive ao folclore brasileiro. 

— Eu busco abordar as minúcias do universo infantil sempre buscando a compreensão de que a criança vive isso. Até uma determinada idade, a criança vive a sua própria fantasia e um universo totalmente particular. E o livro relata isso, uma criança que vive o seu direito de ser criança, além de ser uma obra de exaltação da cultura nacional — explica. 

Além deste livro, Dalã é autor de outras 21 obras literárias de diferentes abordagens, como por exemplos livros de temática cigana, romances, lendas e histórias, entre outros assuntos. Entretanto, ele reforça que quer dar sequência a este universo infantojuvenil. 

— Eu pretendo trabalhar mais a literatura infantil. Inclusive, não é só uma questão de escrever e vender livro. Eu quero trabalhar com as crianças, contar as histórias, conhecê-las, pois é um contato muito melhor e mais rico com a criançada. A gente aprende muita coisa com elas — conta. 

O livro “O Caipora de Guapimirim” está à venda e pode ser comprado no site da Amazon ou em contato direto com o escritor. Outras informações de onde encontrar o livro, entrar em contato pelo telefone 98262-1028.