Gente da Ilha

Da Serra da Raiz para vencer na Ilha

Cristiano Francelino tem uma trajetória de sucesso


10/12/2021 - Edição 2071

A história de Cristiano Francelino revela a tradição de uma família de comerciantes. Ele é proprietário, há pouco mais de dois anos, do Bar do Cristiano, localizado na esquina da Estrada do Galeão com a Rua Açaituba, no Jardim Carioca, e tem uma trajetória no ramo trabalhando em bares, restaurantes e lanchonetes na região. 

Nascido em Serra da Raiz, na Paraíba, Cristiano deu seus primeiros passos no comércio desde muito novo. Aos sete anos de idade tinha o costume de ajudar o pai a vender frutas e verduras na feira da cidade. Aos 18 anos, desembarcou na Ilha do Governador em busca de emprego. 

Curiosamente, foi trabalhar com o seu irmão no bar em que hoje é proprietário. Na época chegou como balconista e foi assumindo outras funções no estabelecimento. 

— Foi um desafio, pois era tudo muito novo para mim. Antigamente o bar tinha uma estrutura de lanchonete e só no balcão tinham seis funcionários, então era tudo muito intenso. Mas com muito suor e trabalho, aos poucos fui conquistando espaço e evoluindo. Cheguei a ser garçom e trabalhar na cozinha — conta Cristiano. 

— Na Ilha eu tive meu primeiro estabelecimento no Parque Royal graças a minha irmã, que comprou um bar e me deu para administrar. Fiquei lá por 12 anos e pude conquistar uma clientela maravilhosa. Foi uma experiência incrível — conta Cristiano, que depois comprou o Bar do Cristiano, onde está até hoje. 

— É muito tradicional na minha família as pessoas serem comerciantes. Tanto aqui no Rio como na Paraíba, meus parentes tem o seu próprio negócio.  

Morador do Jardim Guanabara, Cristiano é casado há 16 anos com Zuleide, que o ajuda na gestão do negócio e ainda prepara os pratos servidos no bar. Hoje, aos 39 anos, sente-se orgulhoso por tudo o que já conquistou e por propiciar uma vida confortável aos seus filhos Vinícius, de 10 anos, e Giovana, de 8 anos. 

— Minha maior felicidade é ver meus filhos na escola. Graças a Deus eles estão bem encaminhados e tendo na vida uma oportunidade que eu não tive de estudar — afirma. 

Cristiano é Gente da Ilha!