Gente da Ilha

Cristina faz da Faetec da Ilha a melhor

A insulana Isabel Cristina Gomes Moreira coordena um dos principais polos de capacitação profissional da cidade


Por André Oliveira

19/07/2019 - Edição 1946

Cristina Gomes se destaca há oito anos na coordenação da Faetec, que oferece oficinas e cursos gratuitos
Cristina Gomes se destaca há oito anos na coordenação da Faetec, que oferece oficinas e cursos gratuitos

A unidade da Ilha do Governador da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), dirigida pela insulana Isabel Cristina Gomes Moreira, cuja sede funciona no antigo prédio do Fórum da Ilha, no Cocotá, é um dos principais polos de capacitação profissional da cidade. Os excelentes resultados obtidos pela Faetec–Ilha acontecem, principalmente, pela dedicação e competência de Cristina, que mesmo com todas as dificuldades de recursos do Estado tem superado esta barreira. Ela coordena a unidade Ilha da Faetec desde janeiro de 2011.

Carioca e insulana, Cristina tinha tudo para ser mineira. Seus pais João Rufino e Divina do Rosário moravam no interior de Minas Gerais e pouco antes dela nascer, o pai foi transferido para o Rio de Janeiro para trabalhar na obra de construção do Aeroporto Internacional do Galeão. A família veio morar na Ilha do Governador. E Cristina nasceu.

— Tive o prazer de nascer e crescer aqui na Ilha, região na qual eu tenho uma trajetória muito grande. Meus pais representam tudo na minha vida, e esse meu lado de empreendedora vem deles. Tive uma educação e formação muito boa. Agradeço todos os dias as oportunidades que eles me proporcionaram — conta Cristina.

Na Ilha do Governador, Cristina estudou nos colégios Olavo Bilac, Gurgel do Amaral, Candido Portinari e concluiu o ensino médio, no Mendes de Morais. Depois fez diversos cursos técnicos e profissionalizantes para adquirir mais conhecimentos e estar capacitada para ocupar funções e responsabilidades em diversas áreas e conquistar formação multidisciplinar em turismo, administração e análise gerencial.

A ligação com a Faetec começou em 2006, quando recebeu convite para trabalhar como recepcionista. Aos poucos as oportunidades foram surgindo na unidade Ilha e ela aproveitou para ministrar aulas de teatro e administração, formando turmas. Também foi a principal responsável por muitas ações sociais, antes de receber o convite para assumir a coordenadoria geral Faetec-Ilha em janeiro de 2011.

— Como coordenadora há oito anos da Faetec sei o quanto as atividades da nossa unidade fazem a diferença na vida profissional dos alunos. O morador da Ilha tem sede de cursos profissionalizantes e técnicos. Eles sabem da importância de adquirir conhecimento, e querem participar de todos os cursos — afirma.

A unidade da Ilha passou por apuros em junho de 2017, e chegou a fechar as portas quando era no Tauá. Devido as dificuldades financeiras do Estado, a unidade recebeu ordem de despejo. E foi Cristina a principal articuladora que ajudou a unidade a se transferir para o local e as instalações, onde atualmente funciona o órgão.

— Na época conseguimos resistir e continuamos na caminhada firme e forte. Hoje tenho um grupo de 50 voluntários que nos ajuda nesse desafio importante para a população. Meus grandes sonhos à frente da Faetec da Ilha é abrir uma panificação escola para ensinar alunos sobre confeitaria, além de um salão de beleza e uma oficina de corte e costura.

Como Cristina é valente e determinada, os objetivos aos quais ela colocou como metas, se hoje são sonhos, certamente se tornarão realidade num futuro bem próximo. Isso vai exigir dela e da equipe da Faetec-Ilha muito esforço e dedicação, qualidades que, diante das vitórias já conquistada por Cristina, os insulanos já enxergam realizadas em futuro próximo. Compartilhar conhecimento com quem precisa é mérito que precisa de reconhecimento. Por suas lutas e vitórias em causas que beneficiam os que tem sede de conhecimento, Cristina é Gente da Ilha. Parabéns!