Notícias

Crislayne é revelação no Taekwondo

Atleta insulana do Parque Royal já foi campeã estadual e brasileira


Por Michel Costa

25/04/2025 - Edição 2247

Crislayne Santos, moradora da comunidade do Parque Royal, surge como uma das grandes revelações insulanas no Taekwondo. Recentemente, conquistou o bicampeonato carioca na categoria até 67 kg, além de uma medalha de bronze em competição nacional. Aos 18 anos, a jovem vem destacando, unindo talento e dedicação à arte marcial, o que a torna uma das grandes promessas do esporte em sua geração. 

Crislayne nasceu na Paraíba e, aos dois anos de idade, mudou-se para o Parque Royal, na Ilha, onde cresceu e vive até hoje. A paixão pelo esporte surgiu em 2017, aos 11 anos, quando começou a treinar em um projeto organizado pela Marinha, no qual continua até hoje. Seu mestre, Alberto Cândido, é professor do projeto e acompanha a carreira de Crislayne desde o início.  

— Desde a primeira aula com o professor Alberto, eu senti que aquilo era pra mim. Achei que seria só um passatempo por conta da idade, mas foi se tornando algo mais sério e, desde então, comecei a me dedicar cada vez mais — afirmou a jovem. 

Cris começou a competir em 2022 e então conseguiu a graduação para a faixa verde. Em 2023, foi campeã carioca pela primeira vez, garantindo vaga para o Campeonato Nacional, disputado em Brasília. No entanto, ela enfrentou algumas dificuldades para participar do torneio. 

Um dos grandes desafios de sua trajetória no Taekwondo é custear as viagens para participar de competições em todo o Brasil. Sem patrocínio, Crislayne conta com a ajuda dos pais e com rifas organizadas por ela mesma para arcar com as despesas. 

— Como não tenho patrocinador, tive que organizar uma rifa para conseguir participar da Copa do Brasil em 2023, e quase não consegui ir. Graças a Deus, fui campeã nacional naquele ano e destaque da minha categoria, sendo considerada a melhor do Rio de Janeiro — contou Cris Santos. 

Em 2024, agora na faixa vermelha, a atleta foi vice-campeã estadual, terceira colocada no Campeonato do Sudeste, bicampeã carioca e conquistou a medalha de bronze no Campeonato Brasileiro. Com esses resultados, mais uma vez foi destaque no ano e, em 2025, voltou a se consagrar campeã estadual. 

Atualmente, ainda enfrentando dificuldades financeiras, a jovem atleta depende de rifas e da ajuda dos pais para custear sua participação em campeonatos realizados em diferentes estados do país. Uma de suas metas para 2025 é conseguir patrocínios que possibilitem uma presença mais constante em competições nacionais e, quem sabe, a chance de disputar campeonatos internacionais. Informações: 981445674.