Notícias

Covid-19: Ilha tem 280 casos na semana

Jardim Guanabara e Tauá estão entre os bairros que mais registraram casos e mortes


18/06/2021 - Edição 2046

Clínica da Família Maria Sebastiana é ponto de vacinação
Clínica da Família Maria Sebastiana é ponto de vacinação

A Ilha do Governador atingiu nesta semana a marca de 9.488 pessoas infectadas desde o início da pandemia da Covid-19. Em relação aos últimos sete dias houve um acréscimo de 280 novos casos. Mesmo diante deste número, a tendência é de queda se comparado com esse recorte de período nos últimos dois meses. Já o número de óbitos ultrapassou o número de 780 pessoas vítimas do vírus, sendo sete dessas nesta última semana.  

O Jardim Guanabara lidera o ranking de mais casos e mortes. Ao todo, o bairro já registrou 1.428 casos e 111 mortes. Logo em seguida, está o Tauá com 1.378 casos e 102 mortes. Embora o cenário nos hospitais da região seja positivo com ofertas de vagas em leito de CTI e enfermaria, o último final de semana foi marcado por grandes aglomerações, principalmente no período noturno na Praia da Engenhoca, São Bento e Praia da Bica. A fiscalização pouco atuou e foi possível notar a maioria destas pessoas sem o uso da máscara.  

— O que eu vi neste final de semana foi um cenário assustador com dezenas de pessoas sem temor nenhum se aglomerando e esquecendo da potencialidade e crueldade que esse vírus pode trazer. Falta consciência por parte da população, mas por outro lado, mesmo com diversas reclamações feitas por mim aos canais oficiais, não presenciei nenhum órgão público fazendo uma fiscalização mais contundente — denuncia uma moradora do Jardim Guanabara, próximo a Praia da Bica, que preferiu não se identificar.  

Enfermeiro da Clínica Assis Valente realiza imunização no Abrigo Stella Maris

Enquanto uma parte da população insulana desrespeita as regras sanitárias em vigência, o calendário de imunização do município segue e a tendência, de acordo com o prefeito Eduardo Paes, é na próxima semana anunciar mais adiantamento na faixa etária de vacinação. O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, afirmou que o impacto da vacinação já pode ser percebido com a queda no atendimento dos hospitais, principalmente na faixa etária dos idosos, que foram as primeiras prioridades do programa de imunização. 

— Pela primeira vez, desde o início da pandemia, os idosos correspondem a menos da metade do total de internações por Covid-19 nas redes privadas e públicas. Esse número é o que programávamos. Se não fosse o efeito da vacina, não teríamos essa alta redução entre os idosos. Para se ter uma ideia, poderia ter muita gente internada simultaneamente, e lamentaríamos ter três vezes mais mortes do que tivemos — analisa Soranz.  

O município retomou a vacinação de gestantes e puérperas com comorbidades a partir de 18 anos. A imunização tinha sido suspensa, porque, de acordo com o Ministério da Saúde, para este grupo específico apenas a vacina da Pfizer está apta e na semana passada, a região não tinha o imunizante nos postos.