Notícias

Coronavírus mobiliza o HU no Fundão

Grupo de pesquisa quer ser referência acadêmica em casos de COVID-19


06/03/2020 - Edição 1979

Doutor Alberto Chebabo próximo a sala de isolamento do Hospital do Fundão
Doutor Alberto Chebabo próximo a sala de isolamento do Hospital do Fundão

A UFRJ está desenvolvendo diversas iniciativas para o combate ao Coronavírus, através de grupos de pesquisadores e com a prontidão médica para o possível atendimento no HU de pacientes infectados. Além disso, os grupos produzem materiais para orientar sobre a doença e como buscar ajuda em casos suspeitos. O Rio de Janeiro teve um caso confirmado nesta quinta (5).

Para o acompanhamento da crise, foi criado um grupo de trabalho multidisciplinar com pesquisadores da área da saúde a fim de desenvolver ações de orientação, diagnóstico e tratamento de possíveis casos da doença. Segundo o diretor médico do HU, o infectologista Alberto Chebabo, a equipe do hospital já montou um protocolo para atender os casos.

— O Hospital do Fundão irá atender casos encaminhados pela Secretaria Estadual de Saúde, onde já separamos três leitos de isolamento e conforme aumentar a necessidade, vamos adequando. Pessoas que hoje estejam com suspeitas do Coronavírus devem procurar primeiro o hospital da Fiocruz, onde lá, se comprovado, será feita a orientação para qual hospital o paciente será atendido.

Pacientes com Coronavírus poderão ser tratados no HU

Já o professor Roberto Medronho, da Faculdade de Medicina, conta que a UFRJ atua em três objetivos principais: produzir material de orientação para a comunidade acadêmica e criar grupo de pesquisa para elaborar projetos que proporcionem um maior entendimento do tema. A equipe busca ser a referência acadêmica de pesquisa sobre o Coronavírus.

— O grupo de trabalho procurou abranger os mais importantes aspectos dos problemas. Ressalto, no entanto, que ele está aberto a colegas que queiram contribuir com sua expertise, tendo em vista ser um problema muito complexo com impacto em várias áreas do conhecimento.

No site da UFRJ um boletim é disponibilizado para informar sobre a origem do vírus, a forma de transmissão, os sintomas causados e as medidas de prevenção. O documento também traz uma análise sobre a possibilidade de ampliação da disseminação do COVID-19 pelo mundo e da chegada da doença no Brasil. Ufrj.br.