Notícias

Comissões da OAB-Ilha se destacam

OAB-Jovem dá dicas para os advogados recém-formados


24/06/2022 - Edição 2099

Presidente Franklin Barreto (à direita) com demais membros advogados de comissões da OAB
Presidente Franklin Barreto (à direita) com demais membros advogados de comissões da OAB

A 33ª Subseção da OAB, localizada no Cocotá em frente ao prédio do Fórum da Ilha, presidida pelo advogado Franklin Barreto, tem desempenhado um papel importante nos últimos meses no acolhimento dos advogados insulanos. Tudo é fruto do bom trabalho realizado pelas comissões permanentes da OAB-Ilha, que estão ainda mais ativas, dinâmicas e dedicadas integralmente no apoio aos colegas.  

De acordo com a vice-presidente da OAB-Ilha, Elaine Nazareth, que é presidente da Comissão de Direito Penal, ao todo são 31 comissões em atuação na Ilha e a maioria possui plantões à disposição dos advogados que precisarem de algum auxílio na área de atuação. O objetivo é dar dicas, ajudar com petições, ofícios, promover palestras em busca de aperfeiçoar o conhecimento e a forma de trabalhar dos advogados de cada área especifica do direito.  

— A gente sempre partiu do princípio que a OAB tem a obrigação de informar, formar e capacitar ainda mais o advogado. Estamos trabalhando justamente para oferecer isso ao advogado, do mais jovem aos mais experientes. É importante que os colegas se conscientizem que a OAB-Ilha é uma instituição que está disposta a ajudar e evoluir, sempre comprometida com a qualidade do trabalho do advogado — afirma o presidente Franklin.  

Uma das comissões bastante atuante nos últimos meses é a Comissão OAB-Jovem, presida pelo advogado Paulo Ubiratã. Essa comissão é como um cartão de visita do advogado recém-formado. O primeiro contato é na solenidade de entrega de carteira e lá a OAB-Jovem dá boas-vindas ao novo advogado e mostra a funcionalidade da comissão e ajuda nos primeiros passos no mercado de trabalho.  

— Normalmente nesta comissão damos um direcionamento para a especialidade correta, conseguimos o suporte na área de atuação, bem como ajudamos na realização de petições, em como cobrar os honorários, entre outras funcionalidades da profissão. Valorizamos muito o networking, a troca de informações, para o aperfeiçoamento do advogado que inicia sua trajetória. O contato entre colegas no começo é fundamental — afirma Paulo.  

O advogado Matheus Toledo, recém-formado, elogiou o trabalho realizado pela OAB-Jovem. “Percebi que aqui é uma grande família e há uma vontade mútua de ajudar o próximo. Embora não seja tão jovem, estou começando na profissão agora e as dicas desta comissão tem sido primordiais”, finaliza.