Coluna da Aceig

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Delivery deve continuar crescendo


Por Lani Menezes

14/08/2020 - Edição 2002

O Sistema de atendimento a domicílio tão conhecido como delivery deixou de ser apenas uma importante estratégia de vendas das empresas para se tornar um modelo de garantia de sobrevivência de negócios. Enquanto diversas empresas viram suas vendas despencarem pela falta de clientes em suas lojas físicas, outras despontaram com as vendas online, fato ocasionado, pelas mudanças de hábito necessárias nesse tempo de pandemia.

O modelo de delivery, antes conhecido e divulgado fortemente no segmento da alimentação, ganhou espaço em diversos setores do mercado, como: moda, saúde, cosméticos e lojas de atacado e varejo. Pesquisas já apontam que o futuro do delivery é otimista, para diversos mercados e existem soluções de delivery que, dependendo da empresa irá impactar de forma diferente cada negócio. Esse modelo pode ser uma solução para a sobrevivência do negócio, mas, se feito de forma amadora, poderá causar danos irreversíveis à marca.

Seguem algumas dicas importantes para quem pensa em oferecer serviço de entrega:

1 – Planeje os custos de implementação do sistema de entrega. Gastos com funcionários, preparação de área, veículo de entrega e canal de delivery, além, de gastos recorrentes após a implantação, como manutenção de veículos, salários de entregadores e gasolina, entre outros;

2 – Conhecer bem a empresa para oferecer as melhores soluções para seu cliente e treinar a equipe de entrega nos processos de higiene, além ter um cadastro de clientes atualizado para agilizar os pedidos e proporcionar um atendimento personalizado;

3 – Rapidez e previsibilidade é o que o cliente espera. Estabelecer um tempo médio para a entrega e cumprir o prazo resulta em satisfação dos clientes;

4 – Diversifique os meios de pagamento. Quanto mais fácil, mais fidelidade do cliente;

5 - Invista na divulgação dos serviços de delivery.

O Sebrae disponibiliza uma cartilha delivery para apoiar na implantação do sistema em sua empresa. Para obter, acesse o portal: sebrae.com.br

Texto produzido pela Consultora Empresarial Lani Menezes, para a Associação Comercial da Ilha do Governador.
Para mais detalhes sobre o assunto: 99943-4310