Notícias

Coluna da Aceig

Compliance Trabalhista: Conheça as vulnerabilidades da sua empresa.


05/11/2021 - Edição 2066

A sobrevivência na selva do mercado brasileiro é complexa. Contas, impostos, burocracia e gestão costumam demandar 99% da energia de empreendedores. Será que é possível evitar problemas com o 1% restante? Afirmamos que sim e ainda é possível evitar prejuízos.  

Esse é o papel do Compliance Trabalhista que é feito através de uma Análise de Risco Empresarial com o escopo de identificar vulnerabilidades e proteger a sua empresa de problemas que ela ainda não sabe que possui. 

Existem três vulnerabilidades que identificamos como comuns em todas as empresas que atendemos: 1) Eficiência de Contratos - Instrumentos que não fornecem a devida segurança na relação com clientes, fornecedores, prestadores de serviço, etc. 2) Proteção Trabalhista - Contratos de trabalho genéricos sem abordagens específicas para cada categoria de trabalhadores, ausência de regulamento interno, etc. 3) Gestão de Pessoas - Falta de normas documentadas, estruturação de boas práticas, controles para uso de EPIs, bancos de horas, etc.  

Se quiser aumentar a segurança jurídica da sua empresa, comece por esses três pontos. Eles são responsáveis por prejuízos incalculáveis, capazes inclusive de encerrar as atividades de muitas corporações. 

Quando falamos em análise de risco empresarial existe metodologia para identificar gargalos em diversas áreas. Aqui abordamos apenas os três mais comuns. Mas dependendo da atividade comercial existem diversas outras vulnerabilidades que precisam ser observadas.  

Algumas dicas essências para adotar como primeiros passos a fim de evitar um passivo. Separe todos os contratos que regulam as mais variadas operações da empresa; Liste quais funções profissionais os funcionários exercem para identificar categorias; Peça uma cópia do contrato de trabalho e observe se há mais de uma versão; Verifique se existe um regulamento interno; Grupos de WhatsApp podem gerar cobrança de horas extras através do tempo à disposição; Documente regras de prevenção para assédio moral e sexual. E o principal: Procure ajuda! 

A Associação Comercial da Ilha do Governador, através do nosso Diretor Jurídico e especialista em Compliance Trabalhista, Dr. Marcelo Avelino. Ele está com você nessa caminhada, pronto para ajudar. Faça uma análise de risco do seu negócio e previna-se de passivos jurídicos. 

Para mais informações ligue 99811-7242