Coluna da Aceig

Coluna da Aceig

Atitudes para vencer a crise


Por Lani Menezes

03/09/2021 - Edição 2057

Vivemos um momento de crise no Brasil que soma as questões econômicas e pandêmicas. Ao andarmos pela Ilha, nossa preocupação aumenta quando nos deparamos com diversos estabelecimentos fechados e com placas de “aluga-se” nos diversos pontos da região. Esse ambiente perturbador afeta diretamente nosso emocional, principalmente, aos empreendedores que precisam sobreviver a essa turbulência do mercado. 

Porém, minha posição não é pessimista e sim destacar que precisamos encarar os fatos com moderação, pois cada um de nós se encontra exposto aos efeitos da crise. Algumas atitudes positivas e necessárias podem ajudar a não só passar pela crise, como a aproveitar as oportunidades que surgem nessas horas para sanearmos nosso negócio. Então seguem quatro dicas.  

1 – Reduza suas despesas - Parece clichê, mas é a dica de ouro para esse tempo. É o momento de analisar se aquilo que compramos é necessário, se precisamos imprimir todos os documentos e se pode ser frente-verso, se material de limpeza pode ser comprado em período de descontos nas lojas ou mesmo mudarmos para marcas mais baratas. A ideia é repensar os hábitos e analisar o que é essencial ou supérfluo. E não se esqueça: nunca deixe de fazer um orçamento e o acompanhe religiosamente, isso lhe dará a visão da mudança para o próximo mês. 

2 – Faça reservas - Se puder, mesmo que um pouquinho, junte. As vezes é mais válido guardar e só comprar com um bom desconto, do que se endividar. E se você possui investimentos, procure a ajuda profissional para analisar aonde pode ser mais rentável e seguro. O mercado oscila conforme as incertezas. 

3 – Renda alternativa - Analise seu negócio para ver o que pode ser agregado como oferta de novos produtos e serviços. Muitas vezes é na crise que descobrimos um nicho de mercado que antes nem olhávamos. Busque parceiros ou representantes de novos produtos, isso o ajudará em novas rendas. 

4 – Incentive seus empregados - Aqui meu foco é estimular novas competências em sua equipe. Muitas empresas estão fechando por não terem faturamento e outras diminuindo seus quadros funcionais radicalmente por não alcançarem seu ponto de equilíbrio. Então, é hora de estimular sua equipe a descobrir oportunidades que a empresa precisa. Sente com a equipe e apresente as necessidades da empresa, pois pode surgir deles a melhor solução para o problema. Sua equipe é tão interessada quanto você em manter a empresa aberta.  

Animo, essa crise vai passar! 

Texto da consultora empresarial e Coach de Liderança e Carreira Lani Menezes para a Associação Comercial da Ilha. Mais detalhes sobre o conteúdo: 99943-4310