Coluna da Aceig

Coluna da Aceig

A Importância da Feira de Artesanato da Ilha do Governador


Por Lani Menezes

02/07/2021 - Edição 2048

As Feiras de Artesanato são uma tradição cultural no mundo inteiro e estão presentes em todos os cantos do nosso país, inclusive aqui na Ilha do Governador, especificamente na Ribeira. Elas são uma grande vitrine para diversos expositores, onde cada um expõe seus produtos e criações. Porém, a Feira de Artesanato da Ilha ultrapassa limites e vai além, transformando vidas, realizando sonhos e superando adversidades. 

 Sábado passado tive a oportunidade de passar uma tarde excelente na Praça Iaiá Garcia, na Ribeira e pude sentir de perto essa dinâmica da feira, a partir das histórias das expositoras e pela observação de um público fiel da feira. Foi uma experiência maravilhosa que me permito compartilhar.  

A feira é uma grande oportunidade. Tanto para nós consumidores, que encontramos uma gama de produtos que talvez nunca encontrássemos em centros comerciais, com a possibilidade de customização, ou seja, adquirir um produto personalizado, sem o risco de encontrar diversas pessoas com a mesma peça. Essa unicidade do produto artesanal é o que agrega um valor inestimável a esse trabalho. Como também é uma oportunidade para os expositores se reinventarem, superar traumas e perdas, realizar sonhos e até serem terapeutas de seus clientes.  

Não poderia deixar de destacar a organização da feira, que também tem seu papel importante nessa promoção social dos expositores e na condução das ações promovidas para o desenvolvimento dos negócios, pois contribui para a sustentabilidade socioeconômica, criando condições de melhorar a renda dos seus participantes.  

São muitos sentimentos envolvidos e conhecimentos materializados em um único espaço. Olhando a feira através de uma lente ampliada, vemos que todo esse empreendimento coletivo reunido ajuda pessoas a identificarem suas próprias necessidades, reunindo forças em torno de objetivos comuns, além de movimentar o comércio do entorno.  

Por isso, aproveitando esse espaço da Associação Comercial da Ilha, quero convocar a todos vocês para prestigiarem cada vez mais nosso comercio local e a nossa Feira de Artesanato da Ilha. Quando você adquire alguma coisa da feira você está levando para casa algo que é um pouquinho da essência e da criatividade dos artesãos. Além disso, sua participação contribui para a renda dessas famílias.  

Parabéns a todos os expositores e às organizadoras da feira pelo trabalho lindo e incansável de levar cada vez mais qualidade, disciplina e responsabilidade, além do cuidado com a praça. Cabe a nós, moradores da Ilha, prestigiar esse trabalho para que ele se desenvolva ainda mais e também se torne referência na cidade do Rio de Janeiro. 

Texto da consultora empresarial e Coach de Carreira Lani Menezes para a Associação Comercial da Ilha. Mais detalhes sobre o conteúdo: 99943-4310