Coluna da Aceig

Coluna da Aceig

Ajude o comércio local


23/04/2021 - Edição 2038

Todas as cidades do Brasil têm passado por momentos difíceis, devido às proporções que a pandemia tomou, e aqui em nossa região não é diferente. O impacto atinge a todos nós, independente do tamanho do estabelecimento ou da atividade. Mas o que me faz retomar esse tema, é observar que algumas pessoas insistem em não dar atenção para o problema e dificultam a retomada econômica, pois continuam a viver como se o vírus não existisse.

Quando falamos em apostar no comércio local, falamos em escolher comprar no mercadinho da esquina, comer no restaurante próximo de nossa residência, ou adquirir algo nas diversas lojas que temos aqui. E isso, por quê? Porque estimula o empreendedorismo, mantém as pessoas em nossa região dando mais qualidade de vida, ofertamos mais empregos, ampliamos os postos de trabalho, favorecemos a circulação do dinheiro na região, e por fim, todos ganham.

Permitam-me compartilhar uma experiência. Enquanto esperava a entrega da minha refeição que encomendei em um restaurante na Ribeira, puxei conversa com um dos atendentes sobre como estava o movimento de clientes. E ele com um olhar triste, desanimador, disse-me que estava muito fraco, mas que tinha fé que iria melhorar, pois aquele trabalho era tudo que ele tinha. Nesse momento, quase que desabei, pois vi a expressão de desespero de um trabalhador que não sabe até quando terá seu emprego. E isso, não porque seu patrão quer despedi-lo, mas é que o seu patrão também não sabe quanto tempo vai aguentar com todos os custos para manter as portas abertas.

Então, logo pensei: esse senhor, como tantos outros, precisam de ajuda, e a ajuda é para manter seu emprego. Por isso, meu apelo. Não espere que o estabelecimento ao seu lado feche a porta, ou que seu amigo, pai ou tio perca o emprego. A hora agora é de união para enfrentarmos esse problema. Prestigie o comercio local, aposte nos novos negócios da região. Cuide-se e não prejudique o outro. Precisamos do comércio funcionando, que nossos funcionários tenham tranquilidade para trabalhar e que o dinheiro circule na nossa região. Só assim todos nós poderemos sorrir, mas lembre-se: por baixo da máscara.

Texto da consultora empresarial e Coach de Carreira Lani Menezes para a Associação Comercial da Ilha. Mais detalhes sobre o conteúdo: 99943-4310