Coluna da Aceig

Coluna da Aceig

A importância dos pequenos negócios na Ilha do Governador


Por Lani Menezes

12/02/2021 - Edição 2028

Na live do Café Corporativo que é postado nas plataformas digitais do Ilha Notícias, às 11h das quartas-feiras falei da valorização do comércio local, que é um assunto que não se esgota, pois é algo que nos toca diretamente. Após o programa recebi diversas mensagens reafirmando a importância do setor na nossa localidade e resolvi expor mais sobre assunto. Os que se manifestaram são microempreendedores, empreendedores e consumidores locais, todos apoiando a valorização da economia local.

Quando consumimos localmente, estamos mudando econômica e socialmente a região que vivemos, além de se tratar de um ato solidário e consciente. Conforme dados disponibilizados pelo Sebrae, as micro e pequenas empresas empregam mais de 60% da população que tem carteira assinada. E, estudos mostram que grande parte das pessoas iniciam sua vida profissional em pequenos negócios locais, fato que confirma a importância desse tipo de economia, além de ser um motor motivador para empreendedores e funcionários.

A Ilha possui um mix de lojas e serviços que pode ser comparado a outras grandes regiões do nosso município e cidades do interior de porte médio. Do artesão que expõe nas feirinhas às lojas que comercializam, nosso comércio atende as exigências do consumidor insulano que não precisa sair da Ilha para compras. Hoje, temos produtos e serviços de qualidade com equilíbrio entre preço, variedade e qualidade.

O aumento da insegurança para sair da Ilha como o isolamento por causa da Covid-19 impulsiona esse olhar para dentro da região. Claro que ainda precisamos investir em capacitação e qualificação nas áreas de atendimento e novos negócios, mas quando você consome um produto ou serviço daqui você também está promovendo o desenvolvimento através da circulação do dinheiro pela nossa região. Isso é consumo consciente que valoriza os micro e pequenos empreendedores.

Comprar na Ilha melhora a economia regional e amplia a parceria entre insulanos dos dois lados do balcão. Deixei uma dica durante o Café Coorporativo desta semana e repito aqui: “Comprar no comércio local ajuda no desenvolvimento econômico e melhora nossa qualidade de vida.”. E isso me faz lembrar do movimento que começou no final da década de 70 incentivado por comerciantes locais através de slogans como “Ame a Ilha”, "Fique na Ilha” e “Não saia da Ilha”. Hoje, meu slogan seria: “Valorize o comércio da Ilha”.

Na próxima quarta, às 11h, assista e participe com sugestões, e comentários do programa Café Corporativo através dos canais do Youtube ou Facebook do jornal Ilha Notícias. Até lá!

Texto da consultora empresarial e Coach de Carreira Lani Menezes para a Associação Comercial da Ilha. Mais detalhes sobre o conteúdo: 99943-4310