Coluna da Aceig

Coluna da Aceig

É possível planejar 2021


Por Lani Menezes

11/12/2020 - Edição 2019

O ano de 2020 surpreendeu a todos. Para muitos um ano de sobrevivência e para outros de profunda reinvenção. Os desafios nos negócios foram impactados pela pandemia. Sendo assim, os planos para 2020 precisaram ser revisados e adaptados para novas estratégias para superar o caos e alavancar resultados para 2021.

O Planejamento Estratégico - PE é o mapa, o guia, para auxiliar as empresas na tomada de decisões e na direção do sucesso. Ele sempre foi fundamental para qualquer empresa, dos micros às empresas consolidadas. Independentemente do porte é necessário ter um plano com clareza dos objetivos de curto e médio-longo prazos e definir quais iniciativas serão executadas para o atendimento desses objetivos.

Se antes da pandemia o PE já era importante, quanto mais agora, que a COVID obrigou todas as empresas a se reinventarem para manterem-se de pé e continuar a busca por sustentabilidade. O mais importante de um processo de PE eficiente é o desenvolvimento de uma nova perspectiva para a empresa.

Destaco alguns pontos necessários para o desenvolvimento da PE. Mesmo que você nunca tenha executado um PE, ao pensar nesses pontos, você estará possibilitando um novo olhar para seu negócio e criando novas possibilidades:

1 - Diagnóstico: analisar as forças e fraquezas (análise interna) da empresa e as oportunidades e ameaças (análise externa) do negócio e mercado;

2 - Rever a Missão, Visão e Valores da empresa: descrever o porquê da sua existência, onde deseja chegar e quais os princípios norteadores de sua empresa;

3 - Definir Objetivos e Metas: objetivos financeiros e não-financeiros, quais projetos precisam ser implantados e quando;

4 - Rever Investimentos e Despesas: analisar em profundidade custos, fornecedores, empréstimos e incentivos.

5 - Definir um Plano de Ação: detalhar a execução das estratégias estabelecidas, descrevendo os objetivos e metas com os responsáveis e o cronograma com os prazos de execução.

E por fim, destaco o acompanhamento, pois como já diria Lewis Caroll, em seu clássico “Alice no País das Maravilhas”, “Para quem não sabe aonde vai, qualquer caminho serve”.

Texto da consultora empresarial e Coach de Carreira Lani Menezes para a Associação Comercial da Ilha. Mais detalhes sobre o conteúdo: 99943-4310