Coluna da Aceig

Coluna da Aceig

A importância da retrospectiva nas empresas


29/12/2023 - Edição 2178

O fim do ano é sempre um bom momento para pensarmos um pouco sobre a vida. E na vida empresarial não é diferente.

As retrospectivas são sempre positivas, pois é nessa hora que ajustamos o rumo. Aquilo que não foi bem nos leva a melhorar os processos e as vezes, até mudar a direção. E aquilo que foi bem, apostamos mais uma vez nessa direção.

A retrospectiva além de nos ajudar a fazer um balanço e ampliar a percepção sobre a própria vida, nos auxilia a planejar melhor o próximo ciclo. Nas empresas ajuda a equipe a compartilhar feedbacks importantes, afastando as frustrações e envolvendo todos para descobrir novas soluções, além de energizar todo mundo.

E o que é uma retrospectiva? É olhar para trás. É refletir sobre os processos passados, melhorar o rumo e cooperar na solução. Parece simples, mas não é. Porém, é muito importante para a próxima fase. As empresas cuja gestão é dinâmica realizam a reunião de retrospectiva, muito conhecida principalmente, na metodologia SCRUM que é uma metodologia de desenvolvimento ágil utilizada no gerenciamento de projetos. Mas, independente da metodologia, a reunião de retrospectiva é muito importante, pois ajuda a fazer um balanço de nossa trajetória.

Por isso, incentivo você gestor, a fazer a reunião de retrospectiva com sua equipe. O objetivo principal dessa reunião é refletir sobre como transcorreu o ano, os projetos majoritários e identificar o que se pode mudar nas iniciativas futuras para tornar os processos mais otimizados.

Se você ainda não fez sua reunião de retrospectiva, vou deixar algumas dicas poderosas, para ajudá-lo:

- Crie um ambiente seguro para permitir que a equipe se sinta envolvida na busca de soluções para os problemas;

- Identifique, primeiramente, as coisas que deram certo e depois as coisas que não deram certo;

Identifique oportunidades de melhorias no produto ou serviço, no processo, na equipe e na empresa;

- Faça um plano de ação definindo prioridades e responsáveis pelas ações para serem executadas no próximo ano;  

- E por fim, incentive a proatividade da equipe.

Se você ainda não fez sua reunião, ainda dá tempo, pois o novo ano traz consigo ânimo, disposição e vontade de mudar. Este o momento ideal, para captar de seus colaboradores as mais diversas soluções para o novo ano que bate a porta.  Feliz Ano Novo!

Texto da consultora empresarial e especialista em liderança Lani Menezes para a Associação Comercial da Ilha. Mais detalhes sobre o conteúdo: 99943-4310