Coluna da Aceig

Coluna da Aceig

A Força Feminina no Supermercado


02/06/2023 - Edição 2148

Todos que me conhecem sabem o quanto o tema “Liderança Feminina” me atrai. Mas, hoje quero compartilhar de uma experiência recente em um dos supermercados de nossa querida Ilha do Governador, para mostrar que todo o ambiente corporativo tem muito a ganhar ao investir na liderança feminina. 

Esse supermercado em questão é pequeno e poucas pessoas já enchem todo o corredor de passagem. Uma senhorinha estava fazendo a seleção de seus legumes, quando outras pessoas desejavam passar com seus carrinhos. Algo normal em qualquer supermercado, porém, ali era uma saga. Empurra daqui, move pra li, mangas e laranjas ao chão, e a senhoria não movimentava o carrinho, pois ela precisava dele para colocar os produtos escolhidos.  

Um verdadeiro início de caos, porém, acalmem-se, existia uma luz no fim do túnel. Uma supervisora de turno teve a perspicácia de chamar o locutor do supermercado e o direcionou para outra boa oferta, fazendo com que um pequeno fluxo de pessoas fosse deslocado para onde o locutor estava, assim, por consequência, abriu-se espaço nas gondolas dos legumes e frutas, dando condição das pessoas passarem e ao mesmo tempo de recolher o que tinha caído ao chão.  

Parece óbvio a atitude dessa profissional, mas quero salientar que, não só ela com sua criatividade e flexibilidade ajudou a todos clientes, como acrescentou sua colaboração em fortalecer à imagem do supermercado, pois ela foi ajudar a senhorinha nas escolhas de seus legumes e frutas reconhecendo a dificuldade que ela estava tendo em se locomover na seção. Posso estar romantizando uma ação que muitos poderiam descrever como normal, mas quero salientar alguns pontos que são naturais quando analisamos uma liderança feminina, como: criatividade, inovação, cooperação, empatia na diversidade.  

Esses pontos fortes têm ajudado a construir mais possibilidades para essas líderes no mercado de trabalho, inclusive na evolução da mulher no segmento supermercadista. Qualquer setor ou área necessita de olhos atentos aos seus clientes, mas quando falamos de supermercado, o fato de ser mulher ajuda muito, porque possui mais sensibilidade e a versatilidade e capacidade de se adaptar a imprevistos também é maior.  

A mulher sempre teve importante papel no segmento supermercadista como consumidora influenciadora, chegando a algumas seções a ser responsável por 80% das compras. Mas, o destaque agora é para a evolução da mulher, não como consumidora, mas usando de seus talentos naturais, para se destacar como líder nesse segmento transformando o ambiente de trabalho em um lugar mais harmonioso e humano, sem perder de vista o objetivo do supermercado, que é garantir seus lucros. Por isso, vale muito investir na força feminina.  

Texto da consultora empresarial e especialista em liderança Lani Menezes para a Associação Comercial da Ilha. Mais detalhes sobre o conteúdo: 99943-4310