Coluna da Aceig

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Comércio otimista


09/12/2022 - Edição 2123

Sempre quando se aproxima o fim do ano, o clima de otimismo no comercio aumenta. Tudo isso, porque esse período possibilita as diversas áreas de negócios a venderem mais e assim recuperar um pouco das perdas identificadas durante todo o ano. Nesse ano, ainda tivemos mais um componente de entusiasmo, a Copa do Mundo, que para muitos negócios, refletiu uma oportunidade de acréscimo de venda.  

O final do ano representa um combo composto pelo natal, ano novo e férias de verão. Esse combo sempre aquece as vendas nas mais diversas áreas e enche de otimismo os comerciantes e de alegria os consumidores. 

Ainda vivemos os reflexos de uma sequencia de anos extremamente difíceis e com grandes instabilidades na economia, mas como bons brasileiros que somos enfeitar a loja, dar nova roupagem à barraca, decorar a casa e os escritórios, ainda fazem parte do espírito de Natal que carregamos, revigorando nossas forças e trazendo consigo a esperança de um ano melhor.   

Qualquer aquecida do comércio, mesmo que pequena e por pouco tempo, alegra nosso coração, pois esse aquecimento demonstra que os consumidores estão menos pessimistas, que o 13º salário, mesmo que em uma pequena fatia dele, está circulando no comércio e que muitas ofertas de vagas temporárias surgiram, tendo como consequência a redução do desemprego.  

Estudos mostram que a expectativa maior de venda para esse final de ano é de produtos com preços mais populares e com um bom custo-benefício. Por isso, não é hora de tentar tirar todo o prejuízo do ano em poucas vendas, mas de equilibrar de forma inteligente a percepção de custo-benefício para seu cliente vendendo mais barato e muito.  

O mercado está reagindo vagarosamente, e esse fato ajuda a nos adaptarmos para as mudanças que vem ocorrendo no novo comportamento dos consumidores. Muitas dessas mudanças oriundas da pandemia, outras dos novos modelos de negócios que possibilitam menores preços.  

Por isso, é indiscutível a necessidade de uma comunicação eficiente com seu cliente. Nas vendas, a comunicação é o fio condutor entre quem vende e quem compra. Não desperdice um bom relacionamento com seu cliente. Utilize das ferramentas que agilizam a jornada do consumidor e leve ao conhecimento do seu cliente tudo aquilo que você pode oferecer. E por fim, Ame a Ilha. Incentive o comércio local comprando em nossa região. Feliz Natal, HO! HO! HO!  

Texto da empresária e especialista em liderança Lani Menezes para a Associação Comercial da Ilha. Precisando de ajuda, entre em contato: @lanimenezes.br