Coluna da Aceig

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Agora é tempo de ser exemplo na sua empresa


Por Lani Menezes

11/09/2020 - Edição 2006

Ainda estamos sofrendo os efeitos da pandemia e sofreremos por algum tempo, mas existem diferentes formas de ver as crises às quais o universo empresarial está exposto. Pensar em como a equipe, os colaboradores vão receber o impacto dessa crise e liderar com exemplos é fundamental para superar e ainda obter resultados extraordinários nos negócios.

Uma das partes, consideradas por alguns pesquisadores, mais difíceis de ser um líder é a evidência que essa posição sempre proporciona. As pessoas estão sempre observando as ações, as falas e as atitudes do líder, além de falar sobre ele e testar sua credibilidade. Por isso, que ser o exemplo certo é tão importante, quanto essencial, para superar a crise e transformar o limão em uma limonada, ou seja, o amargo da incerteza desse momento, em doce sabor da vitória pela superação e permanência competitiva do mercado.

Os líderes enviam sinais de várias formas, e a equipe os leem como indicadores do que é certo fazer e do que não é. Como exemplo, a forma como você gasta seu tempo é um indicador do que é importante para você. Se estou em meu trabalho olhando as redes sociais particulares, mostra que a importância está fora do ambiente onde me encontro, ou seja, meu trabalho não tem importância para mim. Se meu tempo é falar dos problemas e não das oportunidades que podem ser geradas, mostro que não vejo mais solução e enfraqueço a equipe a continuar na luta. Assim, é preciso ter atenção com a mensagem que está sendo passada para equipe. E esteja certo, que não é só o que você faz que importa, mas a consistência das ações dos seus colaboradores em relação aos valores comuns, pois você deverá ensiná-los a serem exemplos para os outros.

Nesse momento de dificuldades generalizada, você líder, deve dar o exemplo alinhando as ações com os valores comuns da empresa. Isso significa que você deve:

- Estimular os membros da sua equipe a exporem suas opiniões e através de feedback ajustar aos valores comuns;

- Mostrar à equipe que a ousadia em tempos de crise é fator diferencial e de sustentabilidade no mercado;

- Falar sobre as participações dos colaboradores, elogiando as iniciativas individuais;

- Manter os compromissos regulares, como reuniões, telefonemas, e-mails, tudo que possa manter as pessoas focadas nos valores e prioridades mais essências;

E por fim, lembrar que o que se reforça é o que se tem mais atenção. Você reforça os valores fundamentais que são essenciais para construir e sustentar o tipo de negócio que deseja?

Tome uma atitude e dê o exemplo!

Texto produzido por Lani Menezes, Consultura Empresárial e Coach de Carreiras, especialmente para a Associação Comercial da Ilha. Mais informações sobre o conteúdo do texto acima: 99943-4310