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Coluna da Aceig

O futuro é das mulheres


Por Lani Menezes

17/06/2022 - Edição 2098

A conversa do Café Corporativo com a Mariana Martins, sócia da WM3, está rendendo reflexões muito interessantes. Essa semana fui abordada por uma empresária que ao assistir a live do Café Corporativo, ficou admirada com as múltiplas atividades desempenhada pela Mariana. A grande surpresa dela era por ela conviver com tantos homens e não se sentir diminuída e nem sobrecarregada com afazeres de menor valor em relação a empresa e sem tempo para si.  

Esse questionamento me conduziu a refletir sobre essa questão e pontuar alguns desafios que o mercado de trabalho impõe as mulheres e compartilhar aqui da importância de ter mulheres nas empresas.  

Ao longo dos anos, grandes transformações ocorreram em nossa sociedade, e a adaptabilidade das mulheres frente as novas situações só as aprimoraram. Antes vivíamos para constituir famílias e sermos mães, hoje não só constituímos famílias, como em grande maioria somos a mantenedora delas e, além disso, vivemos os múltiplos papéis de ser – mãe, esposa, executora dos serviços domésticos e mulher – causando um grande conflito interno para equilibrar tudo isso.  

Em pleno século XXI, se inserir no mercado de trabalho, se firmar como profissional e planejar o crescimento profissional, ainda são obstáculos enfrentados pela maioria das mulheres, em níveis bem mais acentuados que os homens, e que foram intensificados ao longo da pandemia de Covid-19. 

Mas, isso não pode nos desanimar, pois mesmo de forma lenta, muitas empresas estão se adaptando à realidade da mulher no mercado de trabalho, à exemplo da empresa WM3 da Mariana, e também, as mudanças advindas do período da COVID-19, como os novos contratos de trabalho que permitem o home office, que tem surgido como uma alternativa para as mulheres que ainda precisam cuidar sozinhas da casa e dos filhos. 

Ter mulher em cargo de liderança contribui para a diminuição dos preconceitos relacionados ao gênero e ajudam as empresas a se tornarem mais colaborativas, mais positivas e humanizadas, com mais determinação e foco nas oportunidades, além de ajudarem a construir um ambiente organizacional com maior diversidade e igualdade, resultando em menos autoritarismo.  

Assim, apesar das dificuldades que ainda são muitas no mercado de trabalho para as mulheres, nós precisamos difundir o que temos de melhor e conscientizar a todos que temos o que o mercado procura, potência profissional.   

Texto da empresária e especialista em liderança Lani Menezes para a Associação Comercial da Ilha. Precisando de mais detalhes, entre em contato: @lanimenezes.br