Gente da Ilha

Carla, na luta pelo acolhimento social

Desde pequena Carla Pereira se destaca pelo engajamento nas causas da Praia da Rosa


Por André Oliveira

04/10/2019 - Edição 1957

Carla é moradora da Praia da Rosa e atua em projetos sociais na comunidade
Carla é moradora da Praia da Rosa e atua em projetos sociais na comunidade

Carla Pereira, 29 anos, torcedora do Fluminense, é uma insulana nata apaixonada pela Ilha do Governador, especialmente pela comunidade da Praia da Rosa, onde nasceu, foi criada e mora até hoje. Atualmente é vice-presidente da Associação de Mulheres da Ilha do Governador (Amuig), cuja principal bandeira é a luta pela regularização fundiária das comunidades da Ilha. Além disso, luta pela ampliação de projetos de cunho social, como o Movimento Bandeirante, que reúne crianças e adolescentes aos sábados para diversas atividades.

Desde pequenina, Carla é engajada nas causas sociais da região por influência da mãe, Maria Rosilda, que foi por longo tempo presidente da Associação de Moradores da Praia da Rosa e Sapucaia. Carla lembra o período de infância na comunidade quando casas de alvenaria e saneamento básico ainda estavam longe da realidade. Na Ilha, estudou na Escola Municipal Dunshee de Abranches.

— Eu nasci e cresci em meio a reuniões políticas, pelo fato de acompanhar de perto a luta da minha mãe e de outros líderes comunitários pela melhoria nas condições de vida dentro das comunidades. Não tive uma infância fácil, mas apesar de todas as dificuldades, fui bastante feliz. Lembro que um dos meus primeiros trabalhos efetivos em projetos sociais foi com grupos de danças que ensaiavam na minha casa e eu era responsável por captar recursos para comprar roupas, cd’s, lanches e outros coisas para dar suporte às aulas – conta.

Em 2006, prestes a completar 16 anos, entrou para o Programa Jovens Pela Paz, cujo objetivo era capacitar jovens líderes das comunidades do Rio de Janeiro. No ano seguinte, como voluntária, participou da organização dos jogos Pan-Americanos do Rio. No evento Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre o desenvolvimento sustentável, atuou como coordenadora.

Na Ilha do Governador, Carla Pereira participou do movimento para a instalação da Clínica da Família Maria Sebastiana de Oliveira, inaugurada em 2013, na Av. do Magistério, próximo a Praia da Rosa. Atualmente, além das funções na Amuig, ela é uma das principais organizadoras do Projeto Botinho, a Colônia de Férias do Corpo de Bombeiros, evento tradicional que acolhe mais de 300 crianças e adolescentes da Ilha na Praia da Bica.

— Tenho orgulho deste projeto. Quero continuar apoiando para que mais crianças e adolescentes tenham acesso gratuito a essas ações importantes de aprendizado e lazer durante o período de férias no verão – disse Carla, que por sua atuação com destaque no projeto foi homenageada com a Medalha Avante Bombeiro, considerada a maior condecoração da corporação.

O próximo sonho é a construção da sede definitiva da Associação de Mulheres da Ilha. A intenção é abrigar nesse espaço outros projetos sociais que garantam inclusão para todas as faixas etárias, desde o pequenino até a turma da Melhor Idade. Para essa empreitada ela já conta com a ajuda de diversos voluntários dispostos a rapidamente tornar realidade esse projeto.

Proativa, humana e agitada, Carla Pereira é um exemplo de dedicação às causas sociais, tipo de gente que o Brasil precisa muito. Tem fibra e está super engajada em projetos que acolhem pessoas desamparadas, proporcionando atividades essenciais para garantir um futuro melhor a todos. Merece o incentivo e o reconhecimento dos insulanos pelo que já fez e faz. Carla é Gente da Ilha!