Notícias

Carla Pereira assume a UPA Pediátrica

Prioridade é diminuir tempo para atendimento e tornar a unidade referência


17/12/2021 - Edição 2072

A insulana é a nova diretora da unidade pediátrica desde o início de dezembro
A insulana é a nova diretora da unidade pediátrica desde o início de dezembro

A insulana Carla Pereira, de 31 anos, é a nova diretora da UPA Pediátrica da Ilha do Governador, cuja unidade está localizada no Cocotá. A UPA de pronto atendimento reaberta em 2016 é de gestão do Governo do Estado e é a principal referência para atendimento exclusivamente infantil da região. Mensalmente realiza cerca de quatro mil registros, incluindo emergência 24h – para casos de baixa e média complexidade –, odontologia e serviço social para pacientes de 0 a 14 anos.  

A nova diretora mora na Praia da Rosa, Carla, onde é vice-presidente da Associação de Mulheres da Ilha do Governador. Ela assumiu a direção da UPA no início de dezembro com a chegada da Fundação Saúde, que realiza uma transição ordenada da antiga gestão da Organização Social (OS), Viva Rio, que atuava no hospital. Carla chegou em meio ao surto de gripe que se agravou no final do mês de novembro, e atingiu com mais gravidade as crianças e os idosos.  

— Está sendo um enorme desafio, mas estamos conseguindo controlar e evoluir nesta questão da influenza. Nesta primeira quinzena de dezembro, 90% dos casos que chegavam à UPA Pediátrica eram relacionados a sintomas gripais. Conseguimos diminuir o tempo de espera dos atendimentos, ampliamos o número de consultórios e nossa equipe garantiu um atendimento eficiente para todas as crianças que chegavam — conta Carla. 

A UPA tem atendimento emergencial de 24h

A insulana tem encarado a responsabilidade de dirigir a UPA Pediátrica como um grande desafio e tem se dedicado de modo exclusivo à unidade para garantir a eficiência, sobretudo no atendimento das emergências. Ela já estabeleceu plantões com quatro médicos por dia e conseguiu a primeira ambulância da unidade, que vai atuar quando houver necessidade de transferência de paciente. O principal objetivo é tornar a UPA Pediátrica um local de referência, acolhedor e humanizado. 

— A Upa infantil é um legado importante para a população insulana. Sonho em fazer uma gestão com a participação direta da sociedade, que pode nos ajudar em parcerias e apoio. Quero que todos possam, até voluntariamente, contribuir com a manutenção e bom funcionamento da nossa unidade. Garanto que temos na nossa equipe profissionais extremamente qualificados, inclusive médicos insulanos, que trabalham com muito amor, carinho e dedicação. Este é e será nosso diferencial — garante Carla.