Notícias

Buracos no piso podem gerar acidentes em passarela

Passagem esburacada coloca pedestres em risco e pedaços do piso podem cair sobre os veículos da Estrada do Galeão


08/01/2021 - Edição 2023

Mesmo com a proteção para impedir que os pedestres não se machuquem nos buracos, pedaços do piso podem cair na via
Mesmo com a proteção para impedir que os pedestres não se machuquem nos buracos, pedaços do piso podem cair na via

Sem um sinal na Estrada do Galeão, nas imediações da Base Aérea do Galeão, centenas de pessoas, em sua maioria militares, utilizam a passarela como meio seguro para atravessar a via. No entanto, a alternativa não é das mais seguras, devido ao mau estado de conservação da passarela e problemas como a falta de iluminação e buracos no piso, colocando em risco a segurança dos pedestres.

Os buracos do piso revelam esfarelamento do concreto e colocam à mostra a estrutura de ferro enferrujada, gerando a preocupação de que possa haver mais problemas na estrutura. Em 2014, durante a construção do viaduto que liga a estação do BRT na Ilha do Fundão ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, foi realizada uma obra de conservação, mas nos últimos seis anos não houve nenhuma outra obra de manutenção.

Para evitar que alguma pessoa sofra acidente durante a travessia foram colocadas contenções de ferro improvisadas junto aos buracos, e é possível perceber que em outros pontos novos buracos estão começando a aparecer. O militar Breno Xavier, 26 anos, é morador de Bonsucesso e trabalha na Base Aérea do Galeão. Durante a semana ele precisa atravessar a passarela para chegar ao trabalho e fala da sensação de insegurança durante a travessia.

— De fato, é um perigo que estou correndo. De segunda a sexta eu faço uso dessa passarela, que é de fundamental importância, já que é impossível atravessar a Estrada do Galeão devido ao fluxo intenso de carros. É preciso de um carinho maior e fazer reparos definitivos o quanto antes para que essa situação não tenha consequências graves — conta.

A urgência para resolver os problemas com obras de conservação não é apenas para evitar acidentes com pedestres, mas também pelo perigo que fragmentos de concreto eventualmente caiam sobre os motoristas que transitam pela Estrada do Galeão.

A assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Habitação e Conservação informou que o processo de licitação para os reparos na passarela já foi concluído e segue o trâmite administrativo para a realização das obras.