Notícias

Boi da Ilha define seu samba-enredo

Parceria de Cadinho é vitoriosa no enredo que homenageia Quinho


Por André Oliveira

25/10/2024 - Edição 2221

Parte dos compositores campeões do concurso de samba do Boi da Ilha 2025
Parte dos compositores campeões do concurso de samba do Boi da Ilha 2025

A Escola de Samba Boi da Ilha do Governador, após uma trajetória de recuperação iniciada em 2022, conquistou o acesso para a Série Prata este ano e já está se preparando para o Carnaval de 2025, quando desfilará na elite da Intendente Magalhães. Desta vez, a escola escolheu um enredo especial: uma homenagem ao sambista Quinho do Salgueiro, uma figura icônica da música e do carnaval que era morador da Ilha e começou sua trajetória no bloco Boi da Freguesia, embrião do Boi da Ilha.

Na noite de domingo (20), em um grande evento, que lotou o salão de festas do Governador Iate Clube, a direção da escola escolheu o samba vencedor da parceria 4 composta por Cadinho (in memorian), Rafinha da Ilha, Binho Teixeira, Laura Romero, Luizinho das Camisas, Rosangela Cunha, Silvana da Ilha e Sérgio Beto Português, que tem como refrão “Eu sou o Quinho, sou da Ilha, sou Salgueiro: orgulho nasci boiadeiro”.

- Estou muito feliz em poder ter contribuído diretamente com este samba. Pra mim foi muito especial estar ao lado de grandes compositores sendo também duas mulheres. O Boi da Ilha estará muito bem representado por este grande samba, que será uma linda homenagem ao nosso querido Quinho. Aproveito para agradecer o Cadinho da Ilha, que nos ajudou a compor esse samba, dá nome a parceria, mas que durante a disputa acabou nos deixando. Essa foi para ele também! – explica Silvana da Ilha.

O presidente da escola, Marcelo Santos, que também é o mestre de bateria da União da Ilha, agradeceu a participação de todos os compositores e garantiu que por mais um ano a escolha do samba foi feita de forma democrática com cada chefe de segmento escolhendo o seu favorito.

- Foi uma grande final. Emoção gigantesca. Parabéns a parceria vencedora. Teremos o maior orgulho de carregar esse hino para contar a história deste grande puxador de samba, como ele gostava de ser chamado. O Quinho é uma cria da Ilha e começou aqui no Boi. Sempre quando eu o encontrava, ele me chamava de sobrinho, queria fazer essa homenagem em vida, mas não deu tempo. Nossas famílias eram muito amigas. Estamos falando com eles e estarão presentes no desfile– disse o presidente.

Carnavalesco do Boi em 2025, Fran Sérgio explicou como será o desfile da escola. “O Boi quer passar toda alegria do Quinho. Não vai poder faltar no nosso desfile espontaneidade. Vamos focar na vida profissional dele, suas passagens pelas escolas de samba, falar do amor pelo Botafogo e da sua pomba-gira, a Maria arrepiada”, finaliza.