22/08/2025 - Edição 2264
A Biblioteca Sesc Euclides da Cunha tem se firmado como um local de referência para o cenário cultural da região. Localizada no Cocotá, o espaço passou por uma ampla revitalização que transformou o local em um verdadeiro polo de conhecimento, convivência e lazer para todas as idades.
Reinaugurada em abril de 2024, a biblioteca passou a ser administrada pelo Sesc-RJ, fruto de uma parceria entre a Fecomércio-RJ e a Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, sob a promessa de tornar o espaço em uma biblioteca mais moderna e interativa. Em um ano e meio de funcionamento, a promessa foi cumprida.
O espaço teve o seu acervo renovado e segue em constante ampliação e atualização. Atualmente, a biblioteca conta com cerca de 8 mil obras disponíveis para empréstimo gratuito, de diferentes gêneros literários. Além disso, oferece acesso ao acervo geral de toda a rede Sesc no Rio de janeiro, o que permite que o frequentador possa solicitar o empréstimo de livros que estão em outras unidades, com um prazo de até 21 dias para disponibilização na Biblioteca Euclides da Cunha.
O prédio também teve sua infraestrutura modernizada, com climatização geral da biblioteca, salas multiuso, espaço infantojuvenil e reforma do auditório e da sala de livros. Além disso, a biblioteca recebeu novos computadores com acesso à internet, audiolivros, entre outras inovações tecnológicas, tornando o espaço ainda mais atrativo à população.
— A gente tem recebido um bom fluxo de pessoas que vêm até a biblioteca com diferentes finalidades. Seja para estudar, acessar a internet, ler um livro ou somente para conhecer a unidade, pois aqui se tornou um grande espaço de convivência no Cocotá. E os comentários que recebemos são sempre muito positivos — conta a bibliotecária Letícia.
A biblioteca também se destaca pela programação cultural. Oficinas, saraus, exposições, apresentações artísticas e rodas de leitura já fazem parte da rotina do espaço, que ainda oferece atividades gratuitas para a comunidade, que vão desde aulas de violão, coral, teatro, letramento digital, literatura, escrita criativa, fotografia e outras atividades
— Temos ampliado a aproximação com artistas locais e tem sido uma experiência muito bacana. Nos permite elaborar uma programação para que a gente consiga oferecer atividades culturais bem legais para a população insulana — conta Ana Cristina da coordenação.
A biblioteca funciona de terça à sexta, de 9h até 20h, e nos sábados e feriados de 9h às 18h. Para conhecer a programação cultural, basta acessar o perfil no Instagram @bibliotecaeucidesdacunha.ilha. Outras informações através do telefone 3180-5244.