Notícias

Base Aérea ganha posto de vacinação da Covid

Eduardo Paes e militares inauguram espaço que vai funcionar no sistema drive-thru


30/04/2021 - Edição 2039

O Secretário de Saúde Daniel Soranz agradeceu a assistência das Forças Armadas
O Secretário de Saúde Daniel Soranz agradeceu a assistência das Forças Armadas

Um novo posto de vacinação no sistema drive-thru foi inaugurado na manhã de quinta-feira (29) na Ilha. O local escolhido foi a entrada da Base Aérea do Galeão, próximo ao avião característico do lugar. O prefeito Eduardo Paes, o secretário municipal de saúde, Daniel Soranz e o subprefeito Rodrigo Toledo, estiveram presentes, juntamente com oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB) e o Comando do Conjunto Leste, para dar início a imunização dos grupos prioritários de acordo com o calendário.

O posto vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, de 8h ao meio-dia. O prefeito aproveitou a inauguração para agradecer a parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e as Forças Armadas do Brasil. “Eu lembro que tivemos uma conversa com Ministério da Defesa, com as forças armadas e com o comando há cerca de um mês e, com uma rapidez enorme, várias mobilizações foram feitas por parte deles no sentido de colaborar com o Programa Nacional de Imunização. Aqui fica meu registro de agradecimento”, disse o prefeito Paes.

Durante a inauguração do posto, foi reforçado pelas autoridades do município a garantia de 2ª dose da vacina até a segunda-feira (3). Mesmo após a recomendação do Ministério da Saúde para que não se reservasse a segunda dose, a prefeitura realizou uma reserva técnica para que em caso de um possível atraso na chegada de novas doses, como ocorreu semana passada, o calendário de vacinação não fosse interrompido.

Militares da Aeronáutica orientam antes da imunização

— Ela não é uma reserva de 100%, mas é uma reserva que nos dá o conforto para continuar aplicando. Temos condições de fazer isso até o fim de semana e esperamos que, na segunda-feira, como prometido, chegue as doses da vacina. A princípio não há nenhum risco para as pessoas que já foram vacinadas aguardar para tomar a segunda dose. Podem ter tranquilidade — garantiu o prefeito.

Os hospitais da região, principalmente os particulares, tiveram nos últimos dias uma ligeira queda no número de pacientes internados com a Covid-19, se comparado há três semanas. No fim de semana, houve fiscalizações noturnas nos pontos de maior aglomeração de pessoas na Ilha, nas orlas da Praia da Bica, praça da Ribeira e praia da Engenhoca, o que facilitou o cumprimento das medidas de restrições. Sobre a aplicação de novas medidas restritivas ou não, Daniel Soranz, disse, durante o evento, que nova decisão pode será tomada nesta sexta-feira (30) após análise dos números e, se possível, aumentar mais as flexibilizações.