Notícias

Baobás são plantados no Corredor Esportivo

Ação voluntária marcou o Dia Mundial do Meio Ambiente


11/06/2021 - Edição 2045

Moradores, voluntários e instituições se reuniram na manhã de sábado (5), no Moneró, em prol da ecologia
Moradores, voluntários e instituições se reuniram na manhã de sábado (5), no Moneró, em prol da ecologia

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi lembrado na região durante evento ecológico que reuniu moradores, voluntariados e instituições sociais. As atividades se realizaram na manhã de sábado (5), no Bosque do Seu Hilário, no Corredor Esportivo, próximo ao Relógio Digital. Na ação, foram plantadas quatro mudas da espécie Baobá, além de outras dezenas de mudas de árvores frutíferas e remanescentes de Mata Atlântica.  

A ação foi inciativa do morador Wagner Victer e contou com o apoio do programa “ALERJ Sustentável”, “Projeto Engenhando a Cidade” e da “Associação de Mulheres da Ilha. O tema deste ano, para celebrar o Dia do Meio Ambiente, foi a conscientização de que são necessárias ões mais rápidas contra a mudança global do clima, reforçando e valorizando a urgência e manutenção dos ecossistemas danificados pela ação humana.  

— É sempre um prazer reunir pessoas engajadas nesta missão de valorizar a natureza. E ter crianças inseridas nestes eventos é extremamente importante, pois são elas que estarão aqui amanhã com a responsabilidade ainda maior de preservar a vida ecológica. Aproveito a oportunidade para pedir atenção redobrada a todos, e um olhar de carinho especial para as crianças e nosso meio ambiente — disse Hilário Fidélis, de 77 anos, que cuida há duas décadas do bosque que possui mais de 90 espécies de plantas no Corredor Esportivo.  

música tocada durante o ato de plantio do Baobá serviu para integrar as crianças de diversas escolas municipais e dos projetos sociais que estavam participando das atividades. O Baobá é uma árvore simbólica, eternizada na literatura e em filmes, vive mais de mil anos e personificando a resistência se destaca pela formação diferenciada.  

— Temos feito, rotineiramente, essas atividades para incentivar o voluntariado, especialmente com jovens na Ilha do Governador e, além de favorecer o melhor entendimento da questão ambiental da região, queremos criar um sentido de cidadania e formar novos líderes para o futuro — disse o insulano Wagner Victer.  

Também participaram do evento agentes de órgãos públicos, como a Cedae, através do programa Replantando Vida, INEA, Subprefeitura das Ilhas, Gerência Local da Ilha, Programa Baía Viva, do ambientalista Sérgio Ricardo, Instituto Ambiental Civil, além de representantes do Rotary Ilha, instituição tradicional da região.