Notícias

Bairro Maravilha não saiu do papel

Obras de revitalização do Bancários previstas para o início deste ano ainda não começaram


03/06/2022 - Edição 2096

A recuperação do campo de futebol society do do INPS é uma das intervenções no bairro prometidas no projeto Bairro Maravilha
A recuperação do campo de futebol society do do INPS é uma das intervenções no bairro prometidas no projeto Bairro Maravilha

As obras do projeto Bairro Maravilha, que prevê a recuperação da infraestrutura das principais ruas do Bancários e que foram anunciadas no mês de outubro do ano passado, estão atrasadas. O projeto veio como esperança de melhorias e agora se tornou alvo de críticas da população. 

Em visita ao bairro em 2021, o prefeito Eduardo Paes anunciou diante de moradores e autoridades locais que as obras começariam no início de 2022. O prazo não foi cumprido e agora em junho o projeto ainda está em processo licitatório e as datas de início das obras ainda não foram divulgadas. 

O projeto Bairro Maravilha está orçado em cerca de R$ 21 milhões e previa obras de revitalização em 18 ruas do Bancários. Entre as intervenções previstas, estariam recapeamento de vias, calçadas refeitas, melhoria no serviço de drenagem, troca da iluminação, além de reforma do campo de futebol do INPS. 

De acordo com os moradores, a única intervenção feita no bairro desde a visita do prefeito Eduardo Paes foi a instalação de lâmpadas de Led em algumas ruas do bairro, como parte do programa Luz Maravilha, que já atendeu outros bairros da região. Todas as demais ações sequer saíram do papel. 

Sem previsão, a população do Bancários cobra explicações da prefeitura sobre o porquê de o projeto estar atrasado. Para a aposentada Maria de Lourdes da Silva, de 70 anos, o atraso representa uma postura de descaso com os moradores. 

— É uma falta de respeito com a população, que fica na expectativa, mas sai de mãos abanando. O bairro tem muitos problemas e essas obras fariam uma enorme diferença para a gente. As autoridades precisam entender que assumiram um compromisso que não podem ignorar — afirma Maria de Lourdes. 

Informações sobre as obras raramente são divulgadas à população e muitas delas acabam sendo desencontradas. Um morador que preferiu não se identificar conta que sempre que questiona sobre o início das obras, recebe um prazo diferente.  

— Há uns três meses que eu pergunto e me respondem que vão começar neste mês ou no mês que vem. É uma total incerteza. Pelo visto vamos ter que esperar a boa vontade da prefeitura para essas obras começarem — afirma, completando em seguida — A realidade é que devido ao ritmo atual, não sei nem se as obras vão ser realizadas ainda neste ano.  

A Secretaria Municipal de Infraestrutura informou que o projeto está em fase final de elaboração do termo de referência para que a obra seja licitada e em breve serão divulgados os novos prazos.