Gente da Ilha

Avelino vai completar 40 anos no volante

Funcionário mais antigo da Paranapuan é respeitado por colegas e passageiros


13/08/2021 - Edição 2054

José Avelino é funcionário da Paranapuan desde 1982 e é um dos mais respeitados na empresa
José Avelino é funcionário da Paranapuan desde 1982 e é um dos mais respeitados na empresa

José Avelino da Silva é um profissional exemplar que construiu uma longa história profissional como motorista de ônibus da Transportes Paranapuan. É o mais antigo funcionário da empresa, com 39 anos de dedicação ao volante em ônibus de diversas linhas. A sua simplicidade e caráter destacam o profissional que é respeitado por colegas e passageiros. 

Nascido em Sapé, na Paraíba, ele veio para o Rio de Janeiro aos 17 anos para realizar o sonho de ser motorista de ônibus. Começou na empresa como auxiliar de serviços gerais, passou por diversos setores, até se tornar motorista. Avelino, como é chamado pelos colegas de trabalho, conhece todos os cantinhos da empresa como ninguém e virou uma figurinha carimbada da Paranapuan. 

— Eu vim para o Rio em busca de trabalho e um primo havia me falando que a Paranapuan estava precisando de funcionários. Na entrevista de emprego, dei minha palavra ao saudoso Seu Levy - antigo diretor da empresa - de que iria dar o meu melhor e ele confiou. Com muita dedicação fui galgando passos importantes dentro da empresa e hoje eu não me vejo em outro lugar e nem em outra profissão — relata.  

Avelino conta que sua primeira viagem foi em 1997 e em grande estilo. Estreou na linha 910, uma das mais importantes da empresa e que à época fazia o trajeto Bananal x Madureira.  

— Quando comecei como motorista, imaginei que iriam me colocar em uma linha mais curta, como a 924, que ia até o aeroporto. Mas, me colocaram na 910, que é que tem um trajeto longo para caramba e tinha bastante passageiros. Os inspetores ficaram loucos quando souberam que eu, sem experiência, comecei logo na 910. Mas, graças a Deus, consegui fazer tudo direitinho, sem deixar falhas — conta. 

Ao longo de quase quatro décadas na empresa, Avelino acompanhou de perto as mudanças. Passou por linhas como 328, 634, 915, e até mesmo em linhas hoje extintas, como a M95 e 912A, e esteve dirigindo na 323 por quase 12 anos. Atualmente, opera somente a 910, linha que iniciou sua trajetória como motorista, mas que hoje vai até Irajá.  

Casado e com quatro filhos, Avelino atribui tudo o que conquistou ao suor de seu trabalho. Considera a estabilidade familiar a sua maior alegria e vê o reconhecimento do seu esforço através dos companheiros de empresa e também dos passageiros. 

— Até hoje os passageiros me reconhecem quando entram no ônibus. Tem gente que pegava ônibus comigo quando era mais jovem e hoje eu já levo os filhos deles. Alguns até se impressionam com o fato de eu ainda estar em atividade! Para mim é positivo, porque mostra que eu construí uma história — finaliza orgulhoso. 

José Avelino que continua firme no volante, tem a admiração dos passageiros e colegas de profissão, além de ser muito respeitado na empresa. É um exemplo de cidadão e profissional. Avelino é Gente da Ilha!