29/11/2024 - Edição 2226
Os índices de criminalidade na região dispararam em 2024, segundo dados divulgados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP). Os números, que refletem os registros feitos pelos moradores na 37ª DP mostram um aumento expressivo em diversas categorias de crimes, o que corrobora com a sensação de insegurança que aflige os insulanos nos últimos meses.
Um dos dados mais alarmantes é o crescimento nos roubos de veículos. Em outubro, foram registrados 18 casos, o maior número para o mês desde 2019. Já em setembro, a situação foi ainda mais grave, com 26 ocorrências, configurando o maior índice do mês em seis anos. Ao todo, 133 veículos já foram roubados na região até agora, um aumento de 40% em relação ao total de 2023. Este número já se aproxima do registrado em 2022, quando 155 veículos foram roubados ao longo de todo o ano.
Para se ter uma ideia da situação, há um aumento considerável também nos registros de ocorrência na delegacia. Até outubro deste ano, foram registradas 8.739 ocorrências de diferentes delitos, o que representa um crescimento de 21,2% em comparação aos dez primeiros meses de 2023. Os furtos de veículos, por exemplo, subiram em 43%, enquanto os furtos de celulares apresentam um aumento de 37%. Já o indicador estratégico de roubo de rua cresceu em 12% e os furtos em coletivo aumetaram15%, tudo isso comparado ao mesmo período do ano passado.
O impacto desses números é sentido por moradores e comerciantes, que relatam maior apreensão ao circular pelas ruas, especialmente à noite. “A gente já evita andar com objetos de valor, mas nem isso tem inibido os criminosos pelo visto. A sensação é de que estamos vulneráveis em qualquer lugar. Eu como morador da Ilha há décadas não estou acostumado com isso. É tempo de redobrar cada vez mais atenção e, claro, tentar reforçar nossa própria segurança. Eu mesmo já coloquei grades na janela do meu apartamento”, desabafou um morador da Rua Dom Emanuel Gomes, no Jardim Guanabara, que preferiu não se identificar.
O comandante do 17°BPM informou que está agindo dentro da mancha criminal e criou roteiros com o GAT - Grupo de Ações Táticas do batalhão para reforço de patrulhamento nas áreas com maior incidência. Segundo o comandante, um furtador foi preso na semana passada, que teria furtado duas escolas na região e um restaurante na Ribeira. Nesta semana, outro suspeito foi preso pela PM. Ele ainda ressaltou que segue fazendo um trabalho em conjunto com a 37°DP para minimizar ainda mais as ações criminosas.
Com a proximidade do final do ano, que tradicionalmente registra maior movimento nas ruas e comércios da região, o insulano espera que as autoridades ampliem os esforços para conter a violência, de modo que essa estatística não aumente ainda mais.