Notícias

Aulas de dança cigana na Areninha

Kalons Latatchos afasta preconceitos e fortalece a cultura


18/08/2023 - Edição 2159

Aulas de dança cigana acontecem às terças e quintas, a partir de 15h, na Areninha Carioca Renato Russo
Aulas de dança cigana acontecem às terças e quintas, a partir de 15h, na Areninha Carioca Renato Russo

O projeto Kalons Latatchos que faz sucesso entre homens e mulheres de todas as idades, raças e religiões realiza ensaios na Areninha Carioca Renato Russo, localizado no Aterro do Cocotá, duas vezes por semana 

A coordenação é da mineira e cigana Kalin Morgana. Ela é delegada de povos de comunidades tradicionais, além de representante dos ciganos calons e primeira cigana sindicalizada da América Latina. No projeto a professora conta com a ajuda de Wladimir Nunes, mais conhecido como “Wlad”, professor na atividade. 

— O projeto é muito bacana para a galera da Ilha do Governador e adjacências. Contamos com alunos de todos os gêneros, idades e religiões. Um sonho realizado, foi ter formado a minha primeira turma masculina, no Acadêmicos do Dendê, quebrando todos os tabus. E convido os insulanos a fazerem uma aula experimental conosco — disse o professor Vladimir Nunes. 

Ciganos calons são ciganos com origem na Península Ibérica - Portugal e Espanha. E Morgana afirma que não teve vida fácil para ser aceita e ter um lugar de destaque na sociedade.  

— Vivíamos dentro da nossa comunidade, não nos misturávamos muito, depois de ter filhos e eles passarem a frequentar escolas, percebi que existem outras minorias, e foi aí que decidi lutar pelos meus — explica Morgana.  

Depois de uma trajetória nômade, em 2008 ela se estabeleceu na Ilha do Governador, e tendo contato maior com a nossa sociedade, Kalin começou a perceber certa admiração de muitos brasileiros com a cultura cigana, incluindo a dança. 

— Depois de um tempo descobri que no Brasil muitos queriam até ser ciganos, existia uma certa “ciganomania” por parte de algumas pessoas. Daí em diante, levantei essa bandeira e represento o meu povo. Estou há 5 anos fazendo trabalhos de integração social na Areninha. Temos oficinas com preços populares para todos, inclusive para pessoas com deficiências. Eu pensei em uma dança para todos — explica a professora Kalin Morgana. 

Kalons Latatchos que já é um sucesso, conta com 70 participantes que resgatam sua autoestima e afastam todos os seus medos canalizando suas energias na arte. “É muito bom bailar. Isso tirou a minha crise de depressão e ansiedade depois desse período horrível de pandemia. Eu tenho a dança como a minha terapia, me faz muito bem. Recomendo para todos, é muito rápido de aprender,” aconselha Paula Alegre. 

O Projeto Kalons Latatchos acontece as terças e quintas, às 15h. Para conhecer melhor siga nas redes socias: @kalinmorgana e @kalon_latatchos. Mais informações: @areninhacariocarenatorusso_ ou pelo 98340-9660.