06/09/2024 - Edição 2214
A orla da Praia da Bica, um dos principais points da região, está passando serviços de recuperação da via. Fruto do Programa Asfalto Liso, toda pista está recebendo obras de asfaltamento, no trecho desde a Praça Jerusalém até o quiosque Fim da Praia, com cerca de 2 mil metros de extensão. Com previsão de término para fim da primeira quinzena de setembro, a intervenção está orçada em cerca de R$ 1 milhão.
Além dessa primeira etapa, também está previsto o asfaltamento da orla no sentido da Rua Ipirú até a Estrada da Bica, o que garante a renovação completa do pavimento também numa rua de importante acesso à orla. Esta obra, coordenada pela Secretaria Municipal de Conservação, é parte de um esforço contínuo para melhorar a infraestrutura da região e atender às demandas dos moradores, que reclamavam do local, principalmente pelas depressões formadas pelos bueiros ao longo da orla.
— O recapeamento da Praia da Bica é uma demanda antiga da população. Serão contempladas toda a Av. Alm. Alves Câmara Júnior, até o final da Praia da Bica, além da Rua Ipiru, totalizando quase dois quilômetros de vias. Nós temos um cronograma com outras vias que receberão novo asfalto, entre elas a Estrada do Dendê, a Estrada do Galeão, Estrada do Rio Jequia, Praia do Jequiá, Agenor de Almeida Loyola e entre outras — disse o subprefeito Rodrigo Toledo.
Apesar do transtorno temporário no trânsito, já que os trabalhos estão sendo realizados durante o dia, a maioria dos moradores tem se mostrado satisfeito com o progresso. "É um nó no trânsito agora, mas sabemos que o benefício será enorme. As ruas estavam precisando dessa atenção há tempos", afirma João Figueiredo, morador da rua Uça, paralela à Praça Jerusalém.
A Praia da Bica não é a única a receber melhorias. Ao longo deste ano, outras importantes vias da Ilha também foram contempladas pelo Programa Asfalto Liso, como trechos da Estrada do Galeão e da Avenida 20 de Janeiro, as ruas Frei Paulo, Romancista e Chapot Prevost, na Freguesia, além da Praia do Barão e a Avenida Paranapuã e Rua Erico Coelho, no Tauá. A escolha das ruas foi baseada em estudos das condições mais críticas e nas demandas dos moradores, priorizando locais com maior necessidade de intervenção.
As ações não se limitam ao asfaltamento. O programa inclui também a instalação de sinalização horizontal e, quando necessário, melhorias na drenagem, para garantir que o novo pavimento tenha maior durabilidade e resistência às condições climáticas e segurança dos motoristas.
Outra intervenção relevante foi o replantio de 25 palmeiras imperiais ao longo da orla da Praia da Bica. Essas árvores, que haviam sido retiradas pela Fundação Parques e Jardins por apresentarem risco de queda, foram repostas neste final de semana.