Notícias

Arte Insulana é a cultura entre idosos

Projeto conta com apoio da Faetec e reúne artistas da terceira idade


10/10/2025 - Edição 2271

Um projeto gratuito tem levado arte e cultura para idosos na Ilha do Governador. Trata-se do projeto Arte Insulana, uma iniciativa encabeçada pelo professor Beto Simões e que reúne artistas locais em atividades teatrais e musicais. 

Criada há pouco mais de um ano, a ação é oriunda de um projeto lançado pela prefeitura do Rio chamado Academia Carioca de Arte e Longevidade. O projeto original da prefeitura tinha como proposta reunir 20 artistas com mais de 50 anos, promovendo oficinas, ensaios e apresentações culturais em 20 núcleos espalhados pela cidade, entre eles a Ilha do Governador. Entretanto, a iniciativa não foi renovada para o ano de 2025. 

No entanto, Beto e os artistas que participaram do projeto decidiram não deixar a proposta morrer e deram continuidade ao trabalho iniciado, mas desta vez com o nome Arte Insulana e sem os recursos da prefeitura do Rio. 

— Dar continuidade a essa iniciativa é uma forma de colocarmos os idosos em atividade. Aqui essas pessoas encontram um clima de amizade, confraternização e expressão que em casa elas não teriam. Então eu via como de fundamental importância manter esse projeto vivo, mesmo que de forma independente — conta Beto. 

Atualmente, o projeto conta com apoio da Faetec Ilha do Governador, localizada no Cocotá. Os encontros acontecem sempre às quartas-feiras, às 14h, reunindo artistas da terceira idade que se divertem e compartilham experiências. O grupo conta com 12 artistas e durante as reuniões, são realizadas atividades teatrais e um animado show de talentos. Além das atividades, é feito um lanche solidário em cada aula. 

Para Simões, manter viva a iniciativa é uma forma de fortalecer a cultura local e dar visibilidade a artistas que muitas vezes não encontram espaço para mostrar seu trabalho. “O mais importante é proporcionar um ambiente de convivência e de arte, em que todos possam se expressar e aprender uns com os outros”, destacou. 

Em outubro, o grupo vai realizar uma apresentação na sede da Faetec, no Cocotá, com foco na campanha do Outubro Rosa, e no final do ano está prevista outra apresentação teatral para os funcionários da Faetec. Para participar do projeto Arte Insulana, basta comparecer à Faetec no horário das atividades. Outras informações pelo telefone 96408-3717.