Lusa

Apoio da torcida faz Lusa mais forte

Insulanos lotam estádio vestidos com as cores do clube em busca da vitória


Por André Oliveira

11/08/2023 - Edição 2158

Parte do elenco da Portuguesa comemora grande vitória diante do Operário, por 4 a 0, no sábado passado
Parte do elenco da Portuguesa comemora grande vitória diante do Operário, por 4 a 0, no sábado passado

As ruas do bairro da Portuguesa, ao redor do clube, tomada por insulanos vestindo as cores rubro-verdes, são cenas cada vez mais comuns nos últimos anos aos fins de semana quando a Lusa entra em campo no estádio Luso-Brasileiro. O trabalho realizado pela diretoria da Associação Atlética Portuguesa e o bom desempenho do futebol profissional desde 2016, tem atraído cada vez mais adeptos aos jogos do clube, principalmente em confrontos eliminatórios, com cunho mais decisivo. 

De uma média de público de 100 pessoas presentes no Campeonato Carioca Série B de 2013, a Lusa, após uma década, mobiliza agora milhares de insulanos em dias de jogos no Luso-Brasileiro, todos vestidos de camisa da Lusa, fruto da parceria com a Kappa, e tem uma média de 1.100 torcedores presentes no Campeonato Brasileiro Série D 2023. No último sábado, em jogo válido pela segunda fase da Série D, mais de 4.300 torcedores estiveram presentes apoiando o time da região em busca da virada em cima do Operário. 

— É muito orgulho pra mim, como presidente da Lusa, ver que nosso esforço não tem sido em vão. Os torcedores percebem que o time está cada vez mais evoluindo, buscando seu espaço no cenário regional, nacional e o morador da Ilha, com todo sentimento de pertencimento, tem abraçado o time de uma maneira muito bonita. E isso nós percebemos quando vemos o estádio cheio, pelas interações nas redes sociais e também nas ruas com os bares, shopping, espaços com insulanos vestidos com a camisa da Lusa — afirma o presidente Marcelo Barros. 

Além do bom desempenho do time que motiva os torcedores a voltarem, um outro fator que a Lusa não abre mão é a segurança do torcedor. Ao chegar no estádio, o torcedor passa por uma rígida revista e dentro do estádio é possível notar uma grande presença dos seguranças para orientá-los. Além disso, o pré-jogo da Lusa é regado a música boa tocada no alto falante do estádio, um bar preparado com bebidas geladas, além da zebra, personagem vivo do clube, que dispensa comentários, e é um grande sucesso entre crianças, jovens, adultos e idosos. 

— Minha filha faz questão de vir a todos os jogos somente para tirar foto com a zebrinha da Portuguesa. É uma paixão arrebatadora por essa zebra. E quando a zebra atrasa ou tem muita gente pra tirar foto com ela, ela chega até chorar. Ela só sossega com a foto. É muito bacana isso, ver a preocupação do clube com todos os tipos de público, não somente homens, mas também as senhorinhas e crianças — disse o torcedor Alexandre Vasconcellos, morador do Parque Royal. 

E tem muita Lusa ainda para acompanhar esse ano. Neste final de semana, a Lusa joga, no sábado (12), às 18h, contra a Patrocinense, em Patrocínio-MG.