06/12/2024 - Edição 2227
A trajetória de André Souza Borges é marcada por superar desafios e por sua conexão com a Ilha do Governador. Hoje diretor da Huma Contabilidade, André é um apaixonado pela profissão e se tornou uma das principais referências profissionais da área na região.
Nascido no Hospital Paulino Werneck, André teve sua infância no Guarabu, onde morou até os 6 anos de idade, e na Praia do Barão, onde vive até os dias de hoje. Ele diz que iniciou seu interesse pelo universo da contabilidade ainda jovem, no ensino médio, mas de forma quase acidental.
— Eu gostava muito de matemática e de química quando era adolescente e até dava aulas particulares de química. Tanto que me inscrevi para fazer um curso técnico de química. Mas como eu não fui chamado de primeira para química, cursei contabilidade para experimentar e me encantei — conta André.
E este encanto o fez mergulhar no universo contábil. Terminou o curso técnico e se matriculou na antiga Universidade Moraes Júnior, para forma-se na área. E começou sua carreira na contabilidade bancária, na Caixa Econômica Federal, onde ficou por 5 anos. Ainda assim, tinha um desejo ir para um escritório. Foi então que recebeu a oportunidade de trabalhar em um escritório de contabilidade localizado no Centro do Rio de Janeiro, por onde permaneceu por seis anos. Neste período, ganhou experiência em diversas áreas da contabilidade.
— Eu sou um profissional muito proativo e isso me ajudou bastante, porque em todos os setores que precisavam de ajuda, eu participava. Eu era uma espécie de coringa nesse escritório e isso me ajudou a evoluir e adquirir experiência — relembra.
Foi então que em 2008 recebeu um convite de Marcus Vinícius Lima para fundar um escritório na Ilha do Governador. E assim nasceu a Huma Contabilidade, empresa que hoje é referência na região. André conta que o crescimento da empresa foi gradual e ocorreu naturalmente.
— No início éramos apenas eu e Marquinhos. Mas toda vez que precisávamos de ajuda em algum setor, contratávamos uma pessoa. E assim formamos uma boa equipe e conseguimos uma boa carteira de clientes — conta André, relembrando que a empresa atendia cerca de 60 clientes em seu início e hoje ultrapassa os 400.
Atualmente, André lidera um processo de informatização da Huma Contabilidade e sonha lançar uma consultoria especializada para outros escritórios de contabilidade.
— O que mais me encanta na contabilidade é a resolução de problemas. Eu gosto de pegar a dificuldade do cliente, resolvê-la e ver que ele ficou satisfeito. O que me move são os desafios, as coisas mais difíceis! — afirma.
Casado há 25 anos com Kátia e pai de Maria Eduarda, de 17 anos, conta que a filha já demonstra interesse em seguir seus passos na contabilidade, André é um apaixonado pela Ilha do Governador. Apreciador de um bom samba, gosta de desfrutar com a família os momentos de lazer na Ilha.
Com uma trajetória marcada por perseverança e paixão, o contador André Souza Borges é a personificação de que o sucesso vem para quem faz o que ama, se dedica e valoriza as oportunidades.
André é Gente da Ilha!