Gente da Ilha

André Luiz prospera com a Ótica Ofertão

Trajetória pessoal vitoriosa é exemplo de superação


03/03/2023 - Edição 2135

André com os colaboradores Ana Caroline e Thiago Weldes. Equipe faz a diferença no Calçadão da Portuguesa
André com os colaboradores Ana Caroline e Thiago Weldes. Equipe faz a diferença no Calçadão da Portuguesa

Determinação e perseverança são duas palavras que podem definir a história de André Luiz da Silva, um insulano que entrou no ramo das óticas e conquistou a clientela com sua simpatia e bom atendimento. Há 28 anos, ele é um dos mais conhecidos no comércio do Calçadão da Portuguesa, local onde construiu uma trajetória de sucesso.

André Luiz teve uma infância marcada pela dificuldade. Filho de uma empregada doméstica, morou seus primeiros anos de vida em um anexo na casa da patroa da mãe. Tempos depois, eles se mudaram para uma casa de madeira na Vila Joaniza, no Galeão. A mudança serviu como combustível para prosperar.

— Minha origem é de um local onde muitos jovens crescem e acabam indo para o caminho da marginalidade. Eu não quis ir para esse caminho e procurei sempre trabalhar — conta André Luiz.

E foi através do trabalho que ele começou a transformar sua vida. Desde jovem ajudava a sua mãe com as despesas de casa. Trabalhou em sacolão, como entregador, e até como “boleiro” de tênis.

Mas foi aos 16 anos que entrou no ramo das óticas, no qual está até hoje. Ele começou como “homem porta”, função em que convida os clientes a conhecer a loja que trabalha. Comunicativo, logo fez sucesso e foi conquistando a confiança da clientela do Calçadão da Portuguesa.

E foi assim crescendo no ramo, até chegar na antiga Ótica Renascer. Ele começou como funcionário da loja localizada em um prédio comercial no calçadão. Com o tempo, surgiu a oportunidade de administrar a ótica. Anos depois, a loja mudou o nome para Ótica Ofertão e com André Luiz agora como dono. A frente da Ofertão há 15 anos, André tem como marca registrada o bom atendimento.

— Esse pensamento eu tinha desde quando trabalhava lá fora como homem porta. Eu pensava: quero fidelizar meus clientes. Não quero ser apenas mais um, eu quero ser o diferenciado. Não quero que compre comigo só por ser o mais barato, mas por ter a qualidade e atender a necessidade do cliente — conta André Luiz.

Aos 44 anos, André Luiz olha para trás e valoriza todas as conquistas que conseguiu. Graças ao trabalho árduo, saiu da Vila Joaniza e hoje mora no Cocotá. Além disso, destaca com orgulho o fato de conseguir ajudar a pagar a faculdade de direito da sua filha Larissa, de 20 anos. “Não tive a oportunidade de me formar, mas irei formar a minha filha”, conta emocionado.

Com uma forte veia para o comércio, André Luiz não se vê fazendo outra coisa na vida. Ele conquistou a confiança e a admiração de clientes e colegas de trabalho por sua perseverança, simpatia e sensibilidade para lidar com o público, características que o permitiram chegar longe com a Ótica Ofertão e um futuro sempre promissor. André Luiz é Gente da Ilha e exemplo de determinação