Notícias

Ana Cláudia assume direção do Loreto

Mesmo com a pandemia, nova diretora garante atendimento às crianças com lábio leporino


23/10/2020 - Edição 2012

A nova diretora assume o cargo após 18 anos de dedicação ao hospital
A nova diretora assume o cargo após 18 anos de dedicação ao hospital

O Hospital Municipal Nossa Senhora do Loreto, localizado no Galeão, se destaca na região pelo trabalho realizado com pacientes que sofrem da fissura labiopalatina. Além dos procedimentos clínicos e cirúrgicos oferecidos, a unidade médica conta com uma parceria com a ONG Saúde Criança que, há 13 anos, atua na assistência às famílias de crianças com lábio leporino.

O hospital está sob a direção da médica Ana Cláudia de Oliveira, 51 anos, há pouco mais de dois meses. Trata-se de uma profissional que conhece bem o hospital e a região, já que mora na Ilha do Governador há 43 anos e trabalha na unidade há 18. Antes de assumir como diretora, foi chefe do Centro de Fissurados do Hospital do Loreto por cerca de dez anos.

Ana Cláudia conta que é uma grande a responsabilidade administrar um hospital como o Loreto, por tratar-se de um importante centro médico, não só para a cidade, mas para todo o estado do Rio de Janeiro

— Somos a única unidade médica no estado credenciada pelo Ministério da Saúde para o tratamento da fissura labiopalatina. Então, é um desafio atender pessoas de diversos lugares e precisamos ter um cuidado muito especial, pois esses pacientes demandam tratamentos diferenciados — explica Ana Cláudia.

Crianças labiopalatinas são atendidas na unidade

Com a pandemia, comandar o Loreto tornou-se um grande desafio na carreira da médica, diante do clima de incertezas e cuidados especiais exigidos para prevenção contra o Covid-19. Apesar das dificuldades, ela explica que está conseguindo manter os atendimentos, ainda que com alguma redução, mas seguindo todos os protocolos de saúde determinados pelas autoridades sanitárias.

— Mesmo com a pandemia, entendemos que o atendimento aos pacientes com lábio leporino é emergencial e estamos funcionando com 60% de nossa capacidade. Já conseguimos retomar uma parte dos procedimentos cirúrgicos — disse animada.

A diretora destaca que a parceria com a ONG Saúde Criança é vital para melhorar o atendimento dos pacientes do Hospital Nossa Senhora do Loreto, e considera o trabalho dessa ONG importante para a unidade de saúde. De acordo com Ana, comandar o hospital é um orgulho, e cada atendimento dá a sensação do dever cumprido e gera combustível para continuar o trabalho com mais dedicação. “Todos os dias saio de casa com um sorriso no rosto, pois sei que vou ajudar a construir sorrisos”, finaliza com motivação.