Gente da Ilha

Alexandre da P. Pace é referência na Ilha

Trajetória do comerciante é marcada pela determinação e perseverança


Por André Oliveira

14/05/2021 - Edição 2041

Determinação e perseverança são palavras que definem bem a trajetória de vida de José Alexandre, 58 anos, que há cerca de 40 anos trabalha em uma loja especializada em produtos para piscina que se tornou referência na região. O atendimento atencioso deixam os clientes satisfeitos, o que mantém a tradição conquistada nas últimas décadas pela empresa P. Pace Piscinas e fazem o sucesso da loja.  

Nascido no Hospital Paulino Werneck, Alexandre é um insulano que fincou raízes e sempre quando pode, fala com orgulho da Ilha do Governador. Morador do Jardim Carioca, ele relembra com saudosismo da sua infância nos tempos de pescaria nas praias do Jardim Guanabara e de outras aventuras em bairros da IlhaEltambém não esquece dos fins à tarde quando subia no alto das Pitangueiras para comer frutas nas goiabeiras, cajueiros, palmeiras, amoras e outras variedades. 

— Era uma época muito boa. Fui muito feliz. A Ilha do Governador era tranquila, calma, não tinha as construções que tem hoje. Conhecíamos os vizinhos pelo nome e ficávamos na rua passando o tempo sem ter muito com o que se preocupar. A infância naquela época era divertida. Fiz grandes amigos também na Escola Cuba, no Zumbi. Depois, já na pré-adolescência, estudei no Lemos Cunha no período da noite – conta Alexandre.  

Aos 14 anos, no início da década de 80, recebeu um convite para trabalhar no ramo de vendas relacionadas a produtos para piscinas em uma antiga loja, que funcionava na Rua Vístula, local onde hoje está instalada a sua P. Pace PiscinasEm pouco tempo aprendeu os segredos do tratamento de piscinas e já fazia conserto de maquinário, limpeza e tratamento de água. Com essas habilidades surgiu a veia empreendedora que herdou da mãe Francisca, que por muito tempo vendeu doces e salgados pelas ruas da Ilha, Alexandre tornou-se um comerciante.  

— O comércio para mim é uma grande cachaça. É algo que gosto de fazer. Trabalho com venda de produtos de piscina para fazer a diferença na vida dos meus clientes. Alguns viraram grandes amigos. Desde 1980 aqui neste lugar já vi muita gente crescer, hoje estão casadoslembram de mim. Vem pedir ajuda, utilizam os meus produtos. Isso é gratificante. Digo com toda certeza que não é qualquer comércio que se mantém em pé durante muitos anos e eu tenho orgulho disso – explica Alexandre.  

De acordo com José Alexandre, “pedra que muito se muda não cria limo”. Para ele, o comércio para ser conhecido, precisa ter identificação com um lugar e uma bagagem grande. É isso que ele busca fazer, hoje em dia, com a P. Pace Piscinas, comércio que criou raízes e atualmente é referência na área de produtos de piscina.

José Alexandre é Gente da Ilha!