Notícias

Aeronáutica não quer mais o Newton Braga

Ensino Médio deve passar para o Estado e o Fundamental vai acabar


13/09/2019 - Edição 1954

Pais e alunos protestaram na terça-feira (10), contra a transferência da instituição para o governo estadual
Pais e alunos protestaram na terça-feira (10), contra a transferência da instituição para o governo estadual

O Comando da Aeronáutica, por meio da Diretoria de Ensino (Direns), responsável pela governança das escolas e instituições de ensino da Força Aérea Brasileira, responsável pela gestão do Colégio Newton Braga, discutiu, durante reunião realizada nesta semana em Brasília, abandonar a gestão da instituição. O plano é transferir o Ensino Médio já em 2020 para o Estado e acabar com o Ensino Fundamental até 2024.

A notícia deixou professores, alunos e pais preocupados com o futuro do colégio, que completa meio século de existência em 2020. Na quinta (5) foi publicado na portaria da Direns, o diário oficial das forças armadas, a nomeação de um Grupo de Trabalho cujos membros estarão encarregados da transição da gestão. O documento chegou ao colégio na terça (10).

No mesmo dia, pais, alunos e ex-alunos reagiram de forma indignada e se reuniram, no início da tarde, em frente ao colégio para protestar contra à estadualização que, segundo os manifestantes, traria inevitável perda na qualidade de ensino. A Estrada do Galeão foi fechada por alguns minutos, enquanto alunos do colégio cantavam o hino e o grito de guerra da instituição.

— Estudo no Newton Braga desde 2015 e tenho orgulho do colégio. Queremos que continue a ser federal, pois sabemos a real situação do ensino estadual. Eu como aluna e moradora da Ilha, não posso aceitar que a única escola federal da Ilha seja desfeita aos meus olhos. Essa decisão é incabível, irresponsável e precisa ser revista o quanto antes — disse a aluna Estter Vieira, que cursa o primeiro ano do ensino médio.

Nas redes sociais circula um abaixo-assinado com mais de cinco mil assinaturas, criado pelos pais do colégio, no site avaaz.org. Em resposta as indagações feitas pelo jornal Ilha Notícias, a Força Aérea Brasileira informou que a medida foi tomada em virtude da reestruturação pela qual a FAB passa com o objetivo de aumentar a eficiência operacional no cumprimento da sua missão, que é manter a soberania do Espaço Aéreo. Perguntados sobre quanto pretende economizar com o abandono da gestão do Newton Braga, a Força Aérea preferiu não se manifestar.

O processo seletivo para 2020 está suspenso por tempo indeterminado. Atualmente com 1.080 alunos e responsável pela educação de qualidade milhares de insulanos ao longo dos anos, o Colégio Newton Braga passa pelo seu pior momento desde a fundação.