Notícias

Aeronáutica bloqueia ruas para garantir segurança

Moradores do Galeão questionam a efetividade da mudança


23/12/2021 - Edição 2073

Motoristas precisam percorrer distâncias maiores para acessar o Galeão
Motoristas precisam percorrer distâncias maiores para acessar o Galeão

Moradores do Galeão reclamam contra o fechamento de ruas importantes que dão acesso à Vila Externa dos Graduados da Aeronáutica. De acordo com eles, desde que foi executada, a iniciativa tem prejudicado centenas de pessoas, que agora precisam percorrer distâncias maiores para acessar as casas onde moram. 

A medida foi tomada pela Aeronáutica no primeiro dia de novembro e fechou os acessos da Rua Noventa e Oito, nos trechos entre os números 173 e 314. A decisão afetou também as ruas Cinquenta e Três e Sargento Otávio Sodré, devido ao fato de serem ruas transversais ao trecho em questão. Com isso, o acesso ao bairro ficou limitado à Rua Cinquenta e Dois, local onde foi implementada uma faixa reversível, ou pela Estrada dos Maracajás. 

De acordo com a Prefeitura da Aeronáutica, o bloqueio de ruas tem como objetivo garantir mais segurança no bairro. Por outro lado, moradores se queixam de que a decisão não teve consulta aos permissionários, fazendo com que muitos motoristas fossem pegos de surpresa.  

Ação bloqueou o acesso para as outras ruas

— Logo nos primeiros dias em que essa medida foi implementada, eu chamei um Uber para ir até o shopping. O motorista ficou preso no meio do caminho, porque tentou acessar a Rua Noventa e Oito e o GPS não havia indicações de que ela estaria fechada. Eu tive que ir até o encontro dele para iniciar a corrida — relata a moradora Vera Firmino.

Além do desconforto causado, o fechamento dos acessos tem provocado entre os moradores uma sensação de incerteza quanto a efetividade da medida em relação à segurança no bairro. O morador Jorge Amaral é um dos que questiona. 

— O pior de tudo é que eles alegam que a decisão foi uma medida visando a segurança no bairro. No entanto, os criminosos conseguem ainda acessar e transitar pelo local com facilidade. Em uma situação hipotética em que um bandido tivesse assaltado um morador com moto, uma viatura policial ficaria presa e não conseguiria persegui-lo. Ou seja, a medida não garante a nossa segurança e ainda atrapalha a circulação dos carros — conta Jorge.