26/08/2022 - Edição 2108
A história da insulana Adriana Dantas revela uma relação intrínseca de uma profissional que dedica grande parte da sua vida à educação infantil. Diretora geral da Creche Escola Pimpolho, uma das instituições de ensino mais tradicionais da região, ela construiu uma trajetória de sucesso e se consolida como uma educadora respeitada que exerce a profissão com amor, competência e muita seriedade.
Desde pequena, Adriana tinha uma grande influência familiar que determinaria o caminho da educação. A sua irmã mais velha era professora e ela cresceu tendo-a como fonte de inspiração e de vida.
— Muito por conta desse exemplo de casa eu acabei me espelhando na minha irmã e quis ser professora. Fiz o curso de normalista e comecei a dar aulas. Acabei me apaixonando! Quando a gente encontra aquilo que gosta de fazer, não tem jeito. Se apaixona — conta Adriana.
Em 1986, deu início a sua trajetória na área da educação e passou por algumas instituições na Ilha do Governador, como a antiga Creche Escola Horas Alegres e o Colégio Abeu. Adriana conta que por um período precisou deixar a pedagogia, mas que não durou muito tempo. “Quando você bebe dessa cachaça da educação, você se vicia!”, brinca.
Já experiente na área da educação, Adriana adquiriu a Creche Escola Pimpolho em 2001, e deu início a um processo intenso que faz a creche ser hoje uma das principais referências em educação infantil na região. Em outubro, a creche completa 21 anos sob sua administração.
— Eu costumo dizer que a educação infantil é um desafio todo dia. Lidar com crianças é mágico, mas é uma responsabilidade imensa, pois nós temos o papel do educar, mas também o da formação e do cuidado. É um compromisso muito grande com o futuro dessas crianças — explica Adriana, que apesar do desafio, não se vê longe da pedagogia.
Casada e com dois filhos, ela destaca o apoio fundamental da família para conseguir executar o seu trabalho com a seriedade e ter o compromisso necessário. Por outro lado, se orgulha do fato de que sua trajetória permitiu a boa formação dos filhos Breno, de 24 anos, e Beatriz, de 18.
Moradora do Jardim Guanabara, Adriana nutre outra paixão além da educação e a família: a Ilha do Governador. Se diz privilegiada por ser insulana e destaca a boa qualidade de vida que a região oferece e que não se encontra em outro lugar do Rio de Janeiro.
Mesmo diante do sucesso que construiu, Adriana garante que busca sempre a inovação e tem a expectativa de que o seu trabalho, junto com a equipe da Creche Pimpolho, seja sempre referência de qualidade na região. Por essas e outras ações especiais de solidariedade ela é Gente da Ilha!