Lusa

Academia garante a força e resistência

Estrutura da Lusa faz a diferença para disputar o Brasileirão


28/04/2023 - Edição 2142

Fabão se exercita na barra olímpica para garantir uma melhor aptidão física
Fabão se exercita na barra olímpica para garantir uma melhor aptidão física

A Associação Atlética Portuguesa está investindo pesado na estrutura oferecida aos seus atletas de futebol. O clube, que vai disputar o Brasileirão Série D, que começa no dia 6 de maio, investe a cada ano em valências importante para o atleta. Um desses investimentos é a academia exclusiva para o Departamento de Futebol, inaugurada no final de 2022, com aparelhagem moderna, que vem ajudando a resistência dos atletas e promete impulsionar ainda mais o desempenho físico dos jogadores e prevenir lesões, nos próximos meses.  

Segundo os especialistas em treinamento desportivo, a academia é fundamental para garantir o desenvolvimento de força e resistência dos atletas, fatores cruciais para um bom desempenho em campo. Além disso, também age como um importante aliado na prevenção e reabilitação de lesões, algo essencial para um time que vai enfrentar uma temporada tão desgastante.  

A academia da Portuguesa conta com equipamentos modernos e profissionais qualificados, capazes de acompanhar de perto o progresso de cada atleta e adaptar o treinamento de acordo com suas necessidades individuais. Tudo isso é resultado de investimentos da diretoria do clube, que entende a importância de uma boa estrutura para alcançar bons resultados dentro de campo.  

Atualmente, os preparadores físicos, Jorge Vidal e Marcos Gomes, são os responsáveis por passar as coordenadas para os atletas que estão aptos aos treinamentos e aqueles que passam por processo de recuperação gradual, chamado no meio do futebol, como momento da transição entre o departamento médico e campo.  

— A academia faz parte também do Centro Avançado de Reabilitação Esportiva da Portuguesa. São etapas e processos que cada jogador passa e que precisam ter protocolos bem estabelecidos de recuperação, trabalho individualizado, para que a força, fator tão importante no futebol, esteja presente na hora da partida e impulsione o time na hora de obter os resultados — disse o vice-presidente de futebol, Marcelo Barros.  

Os estudos sobre treinamento desportivo vêm se consolidando cada vez mais no cenário científico. É uma área em grande ascensão. E a Portuguesa está acompanhando de perto as tendências e inovações, garantindo aos seus jogadores o melhor em termos de preparação física. Com essa nova estrutura, a Associação Atlética Portuguesa se coloca em uma posição privilegiada para disputar o Brasileirão Série D, e preparada para alcançar voos ainda mais altos no futuro.