Notícias

A versatilidade das scooters elétricas

Economia nos deslocamentos na Ilha é outra grande vantagem


03/06/2022 - Edição 2096

Transporte é uma boa alternativa para se locomover com facilidade
Transporte é uma boa alternativa para se locomover com facilidade

Um meio de transporte que surgiu como alternativa para carros, motos e bicicletas vem ganhando cada vez mais espaço nas ruas da Ilha do Governador. Trata-se da scooter elétrica, que tem como principal atrativo a praticidade e a economia que gera no bolso. 

A alta no preço dos combustíveis, os engarrafamentos constantes e a dificuldade de encontrar vagas de estacionamento são alguns dos problemas comumente encontrados por quem está inserido na vida urbana e a Ilha do Governador é um dos exemplos disso. E a scooter elétrica se revela um meio de transporte bastante vantajoso para solucionar estas questões. 

São vários modelos de scooters com diferentes níveis de potência do veículo, podendo oferecer velocidades diferentes – entre 40 e 80 km/h – e uma autonomia de 30 a 50 km percorridos, conforme a potência de cada modelo. Além disso, a scooter é movida a uma bateria de lítio que pode ser recarregada em qualquer local através de uma tomada comum de três pinos. 

O insulano Fábio Barros, morador do Jardim Carioca, dá testemunho sobre as vantagens do uso da scooter elétrica. Ele adquiriu uma em dezembro do ano passado e desde então vem utilizando o veículo para trajetos curtos na região em substituição ao carro. 

— É um veículo muito prático. Ela é ótima para você ir à padaria, à farmácia, ao mercado ou visitar um parente, entre outras atividades. Enquanto outros meios de transporte apresentam dificuldades, a scooter é o oposto, pois facilita muito a minha vida — conta Fábio. 

E o aumento na procura pelas scooters elétricas também tem sido comemorado por vendedores especializados desses veículos. De acordo com Alexsandro Albuquerque, gerente da loja Autobox Scooters, localizada no Jardim Guanabara, o volume de vendas por semana é de cerca de dez unidades.  

— Os interessados são pessoas que buscam a scooter para trabalho a pessoas que querem apenas dar um passeio tranquilo na orla da região. Independente da razão, o custo-benefício da scooter é muito interessante — explica Alexsandro. 

Apesar de todas as facilidades e vantagens da scooter elétrica, como não precisar de habilitação, o condutor deve se atentar às leis de trânsito e às normas de segurança. É de suma importância o uso de capacete e de outros itens de proteção individual. Além disso, não se deve transportar mais do que duas pessoas no veículo como forma de evitar acidentes. No mais, vale a pena conhecer a scooter elétrica e quem sabe dar uma volta pela Ilha!