Gente da Ilha

A professora Ana é referência na Ilha

Há mais de 35 anos no magistério, Ana Maria se destaca pela dedicação à educação infantil


Por André Oliveira

11/10/2019 - Edição 1958

A professora Ana Maria cercada pelos alunos durante a festa do pijama organizada pela diretoria da escola
A professora Ana Maria cercada pelos alunos durante a festa do pijama organizada pela diretoria da escola

A professora Ana Maria dedica grande parte da sua vida na incrível missão de transmitir conhecimento às crianças da educação infantil da Escola Municipal Tenente Pedro de Lima Mendes, no Galeão. Ela é adorada pelos alunos e colegas e se destaca pela inteligência e a paixão em exercer com amor, competência e seriedade a profissão de professora, comemorado na terça, dia 15, quando ela costuma, merecidamente, ser homenageada por alunos e pais.

Ana lembra com carinho da infância humilde no Jardim Carioca, bairro onde mora até hoje. É grata pelas oportunidade concedidas pelos pais para estudar, mesmo em meio a grandes dificuldades. Os estudos transformaram sua vida e serviram para preparar o terreno do conhecimento, florescendo o dom da profissão que abraçou. Estudou na Escola Municipal Cuba e desde pequena admirava o trabalho dos professores.

— Quando me formei no segundo grau, meus pais me incentivaram para fazer o curso de formação de professores (Normal). E quando eu entrei, foi amor à primeira vista. O bichinho da educação me mordeu e quando ele morde, já era. Me apaixonei por esse mundo. Nada como viver o meu mundo e o do meu aluno. Isso é mágico — conta.

A carreira de docente começou aos 19 anos dando aulas em escolas particulares. Logo foi aprovada em um concurso do município e escalada para trabalhar em uma escola em Pedra de Guaratiba. O período de aprendizagem naquela escola foi mágico, no entanto a distância era um fator que incomodava, e conseguiu ser transferida para perto de casa, em um Ciep, na Maré.

A oportunidade para trabalhar na Escola Tenente Pedro de Lima surgiu em 1995 quando a filha primogênita, Letícia, completou cinco anos. Como a escola era nova e referência no ensino, pediu para trabalhar na mesma escola. A Letícia se formou, o outro filho Henrique também, mas a mãe Ana fincou raízes e está lecionando na Tenente Pedro há 25 anos.

— Eu amo essa escola. Já passei por altos e baixos. Em alguns momentos você pensa em parar por conta da idade, mas o aprendizado, o prazer de acompanhar de perto a evolução dos alunos não tem preço. É incrível você sair na rua ver uma mulher bonita ao lado da família e com um sorriso de orelha a orelha te reconhecer e gritar seu nome, como se ainda fosse aquela menininha que ajudei a crescer. É inspirador.

Mesmo com mais de 35 anos de experiência no magistério, a professora Ana está sempre disposta em busca de mais conhecimento. Atualmente está cursando a Faculdade de Pedagogia à distância para aprimorar e atualizar as técnicas de ensino nas salas de aula.

Casada há 28 anos com Marcelo Nascimento, que considera um amigo e grande companheiro de vida, Ana Maria é para todos: família, colegas, amigos e alunos, exemplo de professora e caráter. Mata um leão por dia para garantir a existência digna e promissora da família, além de transformar seus alunos em verdadeiros exemplos de cidadãos. Parabéns, professora Ana!

Feliz Dia dos Mestres.