Notícias

A família Zidan e a paixão pelas bikes

Há quatro décadas, empresa é especialista no conserto e venda de bicicletas


04/06/2021 - Edição 2044

Amira, Marian, Jorge e Assad mantém a tradição da família na região à frente da Cicle Zidan
Amira, Marian, Jorge e Assad mantém a tradição da família na região à frente da Cicle Zidan

Os membros da família Zidan tem origem na Síria, país que deixaram diante das tragédias que as guerras produzem, e atravessaram continentes para fincar raízes na região da Ilha do Governador, e se tornaram insulanos de coração. Essa é parte da trajetória de família Zidan, que há cerca de 40 anos é referência na região quando o assunto é conserto e aquisição de bicicletas. Eles são proprietários da Cicle Zidan, empresa localizada na Rua Jaime Perdigão, 91, próximo a Gruta da Ilha. A loja é bastante conhecida pelos insulanos que curtem a bicicleta como meio de transporte e de lazer, além de sustentável para o meio ambiente e excelente para exercícios e o bem-estar físico 

De navio, em 1968, chegaram ao Brasil, Sallim Assadcom a esposa, Souad, e seus quatro filhos: Assad, Jorge, Marian e Amira. Eles foram morar em uma casa de veraneio no Tauá, e Francisco logo sentiu quo bairro seria o local ideal para que a família crescesse.  

— Papai contou que chegamos aqui com pouca idade, mas que a Ilha havia lhe conquistado pela tranquilidade que entregava, bem diferente do que vivíamos na Síria. Foi no bairro do Tauá que crescemos. Assim como eu, meus irmãos estudaram na Escola Rodrigo Otávio e guardamos boas recordações dos tempos de infância na Ilha – conta Assad Zidan.  

O amor pela bicicleta começou com os irmãos Jorge e Assad ainda na adolescência. No fim da década de 70, a bike era uma das alternativas mais utilizadas pelos insulanos que tornava comum as pessoas precisarem com frequência de reparos pontuais. Foi quando os irmãos entram em ação. Por serem bem ativos e terem habilidades com ferramentas, aos poucos, começaram a consertar bicicletas de amigos como um “bico” para ajudar em casa e garantir uma grana extra.  

— Começamos bem despretensiosos. Não imaginaríamos jamais que aquilo se transformaria no ganha pão de toda a família. Quando as demandas aumentaram, meu pai largou o seu trabalho no Rio Cumprido para se juntar a nós e consolidamos o empreendimento. No início da década de 80, inauguramos a primeira loja, a Cicle Zidan, que ficava próximo a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Moneró – explica Assad.  

A família então se uniu em torno da loja e, em 1993, como o negócio ia bem  inauguraram outro espaço, ficando uma unidade somente para consertos e a outra para vendas de bicicletas novas. Atualmente, após a morte do pai Salim, os irmãos decidiram reunir todos os serviços de reparosvenda de acessórios e peças, em apenas uma loja e cada um trabalha num setor.  

— A verdade é que com tanto tempo trabalhando nisso, muitos clientes viraram grandes amigos. Acredito que o diferencial para estarmos aqui por tanto tempo, além do amor e o carinho que toda a família tem pelo negócio, é, sem dúvidas, a honestidade que temos com os clientes. Conquistamos credibilidade — disse Marian.  

A Cicle Zidan é um exemplo de empreendimento familiar que deu certo. O amor e a parceria salutar entre os irmãos, além dos princípios e valores de transparência com os clientes, tornaram a loja próspera e continua sendo a principal fonte de renda. Os Zidan são uma família de fibra, que veio para a Ilha e venceu. Bicicletas são com eles! Parabéns!