06/09/2024 - Edição 2214
O 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) está promovendo uma iniciativa que une disciplina, esporte e cidadania. O projeto de aulas gratuitas de karatê tem atraído jovens insulanos e proporciona o desenvolvimento pessoal e físico através da arte marcial.
As aulas são ministradas pela professora Cláudia Ribeiro, profissional com 30 anos de experiência no karatê, e acontecem às segundas e quartas-feiras, das 18h às 20h, nas dependências do próprio batalhão. O projeto busca, além de ensinar arte marcial, promover valores como respeito, equilíbrio e disciplina.
As aulas são voltadas para crianças e adolescentes entre 4 e 15 anos de idade e conta com jovens moradores da Colônia Z-10, do Bancários, da Freguesia e das comunidades do Boogie Woogie, Dendê e INPS. Ao todo, são 47 alunos inscritos no projeto.
— Nesses 30 anos de karatê, eu sempre tive o desejo de levar essa arte marcial para os mais jovens. E pelo fato de o karatê ser um esporte muito caro, eu queria ensinar, mas sem cobrar nada por isso. Foi então que comecei o projeto em outro espaço, mas depois de um tempo trouxe para dentro do 17º BPM, com a parceria do comandante Leandro Teixeira — conta Cláudia.
De acordo com Cláudia, o sucesso da série americana “Cobra Kai” foi um grande impulsionador do esporte e contribuiu para que mais jovens procurassem o karatê na região. E dentro do projeto, Cláudia ensina os fundamentos da arte marcial para que possam estar preparados em situações de combate.
— A minha proposta é ensinar o karatê como uma disciplina. Mostrar para os jovens que é muito importante evitar situações de perigo e sempre que possível não entrar em combate, mas se for necessário, eles saberão se defender e não se machucar — afirma, completando em seguida — É uma arte marcial fantástica, porque permite o desenvolvimento psicomotor, intelectual e o reflexo. E isso traz muitos benefícios, inclusive no desempenho escolar.
Para se inscrever nas aulas de karatê no 17º BPM, basta entrar em contato com a professora Cláudia Ribeiro através do telefone 97603-8830.