Notícias

17º BPM faz 52 anos e lança projeto

Patrulha Maria da Penha agora oferece aulas de defesa pessoal para mulheres


17/09/2021 - Edição 2059

Cabo Isaque passa orientações de golpes para as mulheres // Fotos: Wallace Silva
Cabo Isaque passa orientações de golpes para as mulheres // Fotos: Wallace Silva

O 17º BPM comemorou na sexta-feira (10), os 52 anos de fundação da unidade, completados no dia 3 de setembro, com a inauguração do espaço denominado Faixa Lilás, que vai atender às mulheres assistidas pela Patrulha Maria da Penha. Na ocasião, a comandante do batalhão, a Tenente Coronel Simone Silva, destacou a importância do programa, que foi lançado em agosto de 2019, e que tem feito a diferença na vida de mulheres que sofrem agressões e possuem medidas protetivas contra seus agressores.  

Neste novo espaço, localizado no segundo andar da unidade, a ideia é que sejam ensinadas técnicas de defesa pessoal com a mentoria do professor de artes maciais, o policial, Cabo Isaque. Foi ele quem deu o pontapé inicial para elaboração do projeto e a comandante comprou a ideia. Mais do que aprender a se defender, o Faixa Lilás tem como objetivo transmitir outros valores às mulheres.  

— Queremos aumentar a estima da mulher para que ela se sinta empoderada, viva, de modo que possa entender a importância do papel dela na sociedade. No passado, um dos grandes problemas que as mulheres sofriam, era a falta de apoio dos órgãos públicos de segurança no acompanhamento pós-denúncia. Hoje nós temos uma rede de proteção, a mulher tem a quem recorrer. A medida protetiva é muito mais que uma folha de papel. O Patrulha Maria da Penha tem policiais especializadas para cuidar da mulher insulana — afirma a comandante Simone.  

A comandante Simone na inauguração do espaço Faixa LilásCaption

A Cabo Maria e a comandante Simone cortaram a fita que inaugurou o projeto Faixa Lilás. Dez mulheres assistidas pela Patrulha Maria da Penha participaram da aula inaugural, com uma demonstração da dinâmica do projeto daqui para frente. 

— Há dois anos recebi este desafio de fazer parte da primeira turma da Patrulha Maria da Penha. Foram muitas novidades, adaptações, desafios e conquistas. Graças ao sucesso, que se deve aos profissionais que estão por aqui, em especial o Cabo Lucena, que forma uma grande parceria comigo, estamos oferecendo a essas mulheres aulas que irão contribuir para sua agilidade, força, reflexo, resistência e raciocínio rápido para saber como agir em situações extremas — disse a Cabo Maria.  

Após o ato de inauguração, que contou com a presença de autoridades, policiais e amigos convidados do 17º BPM, houve um churrasco para celebrar mais um ano de fundação do batalhão da Ilha.